Revista de Vinhos revela os vencedores de “Os Melhores do Ano 2025”
A Revista de Vinhos anunciou os vencedores dos prémios “Os Melhores do Ano 2025” numa cerimónia que se realizou na Sala do Arquivo do Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O evento juntou produtores, enólogos, distribuidores, profissionais da restauração, jornalistas e agentes do setor vitivinícola, da gastronomia e do enoturismo.
Considerados os “Óscares do vinho e da gastronomia” em Portugal, estes prémios são atribuídos desde 1996 e continuam a afirmar-se como uma referência no reconhecimento da excelência nacional.
Cartuxa Reserva 2019 é eleito Vinho do Ano
Entre os grandes vencedores da edição de 2025 destaca-se o Cartuxa Reserva 2019, da Fundação Eugénio de Almeida, distinguido como “Vinho do Ano”. Produzido a partir das castas Alicante Bouschet, Aragonez e Cabernet Sauvignon, o vinho reafirma-se como um dos grandes clássicos do Alentejo.
O prémio “Produtor do Ano” foi atribuído à Herdade do Sobroso, que celebra 25 anos de atividade, sob a liderança de Sofia Ginestal Machado e Filipe Teixeira Pinto.
Enólogos, chefs e personalidades distinguidos
Na área da enologia, o prémio “Enólogo do Ano” distinguiu Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges, da Wine & Soul, pelo trabalho desenvolvido no Douro. Já o título de “Enólogo Revelação” foi atribuído a Ricardo Gomes.
A distinção “Personalidade do Ano no Vinho” foi entregue a Francisco Toscano Rico, enquanto “Personalidade do Ano na Gastronomia” distinguiu o chef Vítor Matos, o mais estrelado em Portugal.
Na gastronomia, Rui Silvestre, do Fifty Seconds, recebeu o prémio “Chefe de Cozinha do Ano”, e o restaurante Bioma, nos Açores, foi eleito “Restaurante do Ano”.
O prémio “Personalidade do Ano no Brasil” distinguiu Jorge Lucki, pelo contributo na divulgação dos vinhos portugueses naquele mercado.
Empresas, marcas e projetos em destaque
A distinção “Empresa do Ano” foi atribuída à Abegoaria, enquanto a “Marca do Ano” distinguiu a gama Duas Quintas, atualmente liderada pelo enólogo Jorge Rosas.
O prémio “Produtor Revelação” foi atribuído à VineVinu, projeto familiar nos Vinhos Verdes. Já a distinção “Sommelier do Ano” foi entregue a Augusto Brumatti, do Vila Vita Parc.
A mercearia Pára!Bento foi eleita “Loja/Garrafeira do Ano”, enquanto o projeto Beira Interior Wine Villages venceu o prémio “Enoturismo do Ano”. Braga foi distinguida como “Destino Gastronómico do Ano”.
Sustentabilidade, carreira e outros prémios
Na área da investigação e viticultura, Renato Neves recebeu o prémio “Viticólogo/Investigador do Ano”. A distinção “Distribuidor do Ano” foi atribuída à Cave Lusa.
O prémio “Chefe Revelação” distinguiu Rita Magro, enquanto o “Serviço de Vinhos do Ano” foi atribuído à Nunes Real Marisqueira. A Casa do Pão-de-Ló de Alfeizerão foi eleita “Produtor Artesanal do Ano”.
A distinção “Homenagem” foi entregue a Lídia Monteiro, pelo trabalho desenvolvido na promoção do enoturismo.
Vinhos Excelência e Boas Compras
A Revista de Vinhos distinguiu ainda 30 referências como “Vinhos Excelência” e atribuiu ao Porta 6 2023, da Vidigal Wines, o prémio “Compra do Ano”.
O Top 10 Boas Compras 2025 incluiu vinhos de várias regiões, reforçando a importância da relação qualidade-preço no mercado nacional.




































