Skip to content Skip to footer

Abertura de Talhas e Amphora Wine Day no fim-de-semana de São Martinho no Alentejo

As celebrações de São Martinho no Alentejo marcam a abertura das primeiras talhas e a prova do vinho novo, com várias adegas a assinalar a tradição a 11 de novembro. No fim de semana, multiplicam-se os eventos dedicados ao vinho de talha, destacando-se o Amphora Wine Day, na Herdade do Rocim, paralelamente, Vila Alva acolhe o evento “Provando o Tareco”, celebrando as suas vinhas centenárias e adegas tradicionais, enquanto Vila de Frades promove a “Rota das Adegas 2025” e a Feirinha de São Martinho.

Os enófilos estão ansiosos, desejando que chegue o São Martinho, pois a tradição manda que só a partir de 11 de novembro é que se pode finalmente provar o tão desejado vinho novo. Por isso, diversas adegas abriram as primeiras talhas nesse dia, caso da Adega Piteira em Amareleja, da Adega Canena e Adega da Pigarça em Cuba, da Adega Museu do Vinho de Talha em Vidigueira, e da Gerações da Talha e da Taberna dos Arcos em Vila de Frades. Nesta localidade e em Vila Alva houve ainda um magusto e atuações musicais para assinalar este dia festivo. Mas a abertura de talhas e os momentos prazenteiros espalharam-se por todas as localidades do Alentejo onde existem adegas tradicionais.

No entanto, será no fim de semana que se concentram a maioria dos eventos ligados à chegada do vinho novo. A Herdade do Rocim, em Cuba, mantém também a tradição da abertura das talhas no São Martinho desde 2018, com um grande evento internacional. A nova edição do “Amphora Wine Day” realiza-se no Sábado, dia 15 de novembro, com elevadas expectativas. Vão estar presentes alguns dos jornalistas e críticos de vinhos mais importantes do panorama internacional, como Paul White, Jamie Goode, Julia Harding, entre outros. Haverá provas comentadas e um debate em torno do tema “Da Argila ao copo – Como Promover o Vinho de Amphora?”. Durante o evento atuarão alguns grupos musicais regionais e estarão presentes alguns chefes de cozinha com as suas iguarias.

O Amphora Wine Day abre portas às 11h00, com acesso exclusivo a profissionais do setor e imprensa até às 14h00. A partir desse horário e até às 19h00, o público geral poderá degustar livremente todos os vinhos em exposição, num ambiente que combina conferências, gastronomia regional e música ao vivo. A edição de 2025 contará com cerca de 50 produtores nacionais e internacionais, provenientes de países como Portugal, Chile, Geórgia, Espanha, França e Itália, que se reunirão para partilhar experiências e reforçar a projeção global desta técnica milenar. Desde a sua criação, em 2018, o Amphora Wine Day tornou-se um dos encontros mais importantes dedicados ao Vinho de Talha, atraindo enófilos, jornalistas e especialistas internacionais.

Para Pedro Ribeiro, administrador da Herdade do Rocim, «foi aqui, entre Vidigueira e Cuba, que o Alentejo voltou a ser reconhecido como o grande guardião do vinho de talha, colocando Portugal no mapa dos vinhos feitos em ânfora. Podemos dizer, sem qualquer risco, que o Rocim abriu os olhos do mundo para o vinho de ânfora do Alentejo». Catarina Vieira, administradora da Herdade do Rocim acrescenta que «produtores de todo o mundo viajam até ao Alentejo para celebrar esta arte ancestral e compreender como o barro, o tempo e a terra se unem para criar vinhos únicos».

Em Vila Alva (concelho de Cuba) irá decorrer nos dias 14, 15 e 16 de novembro o evento “Provando o Tareco”. Vila Alva é detentora de um conjunto diversificado de vinhas centenárias – únicas na região – e de uma série de adegas tradicionais. Por outro lado, a freguesia mantém até hoje a tradição da produção artesanal de vinho de Talha, com muitos dos seus habitantes a ter em casa o seu próprio “tareco”, isto é, uma pequena talha para consumo familiar. No dia 14 de novembro, às 19 horas, irá iniciar-se o certame com várias atuações musicais. Nestes dias haverá ainda uma caminhada no Sábado às 10 horas pelas “vinhas Centenárias” e a rota das adegas às 18 horas. O certame termina no Domingo com uma açorda comunitária às 13 horas e com uma mesa redonda às 17h30 dedicada ao tema “Conversas com vinho”.

Nos dias 15 e 16 de novembro acontece o “Rota das Adegas 2025” em Vila de Frades (concelho de Vidigueira). Esta rota associa diversos produtores locais de vinho de talha, num evento com múltiplas atividades, nomeadamente visitas guiadas às adegas, provas de vinho de talha, e almoços vínicos. Ainda em Vila de Frades decorre no Sábado e no Domingo a “Feirinha de São Martinho” com lojas de produtos locais e animação musical.

Em suma, neste fim de semana existem muitos motivos para sair de casa e ir provar o vinho novo, em particular o vinho de talha. Um vinho autêntico ligado ao território, uma vez que o processo é praticamente todo realizado pelo ser humano, com pouca intervenção tecnológica e química, com um vínculo à História e à cultura do povo alentejano. Por isso, quando bebemos um vinho de Talha estamos a beber as tradições do Alentejo, conectando-nos assim, com o lugar e com uma ideia de sustentabilidade ambiental e de pegada ecológica reduzida.

Texto de: Manuel Baiôa

A revista Paixão Pelo Vinho provou e classificou, em 2019, mais de mil vinhos em prova cega. Os vinhos e espumantes que se destacaram pelas sedutoras características sensoriais, foram oficialmente premiados, recebendo as distinções “Paixão Pelo Vinho Prestígio”, Paixão Pelo Vinho Excelência” e “Paixão Pelo Vinho Escolha”. O evento realizou-se no passado dia 7 de março e foi partilhado pelos leitores e apreciadores de vinhos, que puderam participar, aplaudir, provar, aprender e brindar! 

O ponto alto de todas as publicações especializadas é sempre o dia em que se festeja o setor, que recebe todas as atenções durante o ano, e se entregam os prémios aos melhores. Assim aconteceu, também, com a revista Paixão Pelo Vinho que, no passado dia 7 de março, juntou produtores e enólogos, para entregar os prémios aos melhores vinhos e espumantes, provados no decorrer de 2019, e celebrar numa festa vínica, que juntou mais de 1200 apreciadores de vinhos, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa. 

O evento contou com a presença de uma seleção de premiados, que estiveram a dar a conhecer os seus vinhos, incluindo alguns convidados como Raríssimo By Osvaldo Amado, Quinta do Gradil e Enoport Wines, que aproveitaram a altura para fazer uma apresentação dos seus novos vinhos. Outro ponto alto do evento foi o ciclo de “Conversas com os Enólogos”, num espaço que esteve sempre esgotado e proporcionou a prova comentada de vinhos especiais, apresentados pelos seus enólogos.Foram provados e avaliados mais de mil vinhos, espumantes e aguardentes vínicas no decorrer de 2019. Destes, um total de 68 foram premiados, com maior destaque para a região do Douro, que arrecadou 28 distinções. 

A festa vínica juntou mais de 1200 apreciadores de vinhos, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa.
PAIXÃO PELO VINHO PRESTÍGIO

O prémio Paixão Pelo Vinho “Prestígio”, coube a oito produtores. Entre eles, três vinhos tintos, todos DOC Douro: Costa Boal Homenagem Douro tinto Grande Reserva 2011, da Costa Boal Family Estates; Quinta da Manoella Vinhas Velhas tinto 2016, da Wine & Soul; e Quinta da Oliveirinha Vinha Franca tinto (Touriga Franca) 2013, produzido pela família Alves de Sousa. 

Apenas um vinho branco ganhou “Prestígio”, foi o Terrantez do Pico, com Indicação Geográfica Açores, da colheita de 2018, produzido pela Azores Wine Company. 

Os Vinhos do Porto Vintage 2017 também estiveram em destaque, arrecadando quatro destes prémios mais altos: Portal, da Quinta do Portal; Croft Quinta da Roeda Serikos e Taylor’s Vargellas Vinha Velha, ambos produzidos por Quinta & Vineyard Bottlers – Vinhos; e Quinta das Lamelas, de José António da Fonseca Augusto Guedes.

PAIXÃO PELO VINHO EXCELÊNCIA

A “Excelência”, prémio equivalente às habituais medalhas de ouro, foi entregue a 44 produtores. O Douro destacou-se e veio de lá o único Moscatel premiado – Adega de Favaios Moscatel 1989. A casta Touriga Nacional esteve presente em muitos dos vinhos premiados, como o Quinta da Gricha Talhão 8 tinto 2016, da Churchill Graham. A Quinta do Noval conquistou dois prémios, com os Quinta do Noval tinto Reserva 2016 e Porto Vintage 2017. Também a Quinta da Barca foi distinguida com “Excelência” para os Busto branco Grande Escolha 2017 e tinto Grande Escolha 2016. O Secretum Arinto 2018 e, do mesmo produtor, o Lua Cheia em Vinhas Velhas tinto de Vinhas Velhas Reserva Especial 2016 também foram distinguidos com ouro. Márcio Lopes Winemaker recebeu dois prémios, um para o vinho Proibido DOC Douro tinto de Vinhas Velhas Grande Reserva 2017 e para o Pequenos Rebentos Edição Especial Vinhas Velhas branco (Loureiro) Reserva 2018, DOC Vinho Verde. A casta Alvarinho foi premiada em duas interpretações: Dom Ponciano espumante Bruto Natural 2013 e Soalheiro Primeiras Vinhas 2018. 

A Bairrada destacou-se, com dois prémios para a Adega de Cantanhede: Marquês de Marialva Edição Especial 65 Anos, tinto Garrafeira 2001, da casta Baga; e Marquês de Marialva tinto de Vinhas Velhas Grande Reserva 2013. A região Tejo ficou bem representada, entre outros, pelos vinhos Desalmado tinto 2013 e pelo Bridão Private Collection tinto 2016, ambos da Adega do Cartaxo. 

O Scala Coeli tinto 2015, produzido pela Fundação Eugénio de Almeida; o Monte da Capela 18 Anos tinto Grande Reserva 2016, da Casa Clara; e Mamoré de Borba tinto Grande Reserva 2015, da Sovibor, são bons exemplos de vinhos imperdíveis nascidos no Alentejo. 

A ilha do Pico também brilhou com o Vinha Centenária branco 2017, as Azores Wine Company. Estes são apenas alguns exemplos, entre os melhores vinhos, premiados com Excelência.

PAIXÃO PELO VINHO ESCOLHA

Os prémios “Escolha” valorizam as melhores relações qualidade-preço, foram distinguidos 16 vinhos, como Castelo D’Arez Colheita Selecionada tinto 2016 e branco 2017, da Sociedade Agrícola da Arcebispa, e os Camolas Selection branco Reserva 2018 e tinto Reserva 2017, produzidos pela Adega Camolas, todos da Península de Setúbal, região que se destacou. A lista completa com todos os premiados, pode ser consultada na próxima edição da revista Paixão Pelo Vinho, nas bancas no final de março. Pode consultar todos os premiados na página seguinte.

Foram provados e avaliados mais de mil vinhos, espumantes e aguardentes vínicas no decorrer de 2019. Destes, um total de 68 foram premiados, com maior destaque para a região do Douro, que arrecadou 28 distinções. 
QUALIDADE E VALOR

Para Maria Helena Duarte, fundadora e diretora da revista Paixão Pelo Vinho, “é fundamental reconhecer a qualidade, já que os prémios para além de valorizarem os vinhos e exponenciarem a sua procura nos mercados, interno e externo, dinamizando a economia, também ajudam os apreciadores a escolher os vinhos certos para cada ocasião”. Já João Pereira Santos, diretor adjunto da publicação, destaca que “a qualidade dos vinhos portugueses está cada vez melhor, posicionando-os entre os melhores do mundo!”.

Com tantos e tão bons vinhos, não vão faltar razões para juntar família e amigos em jantares especiais, convívios, boas conversas e grandes brindes! Pode sempre ir acompanhando a seleção de vinhos através do nosso novo website: www.revistapaixaopelovinho.com.



> texto PPV > fotografia Ernesto Fonseca e Sérgio Sacoto
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now