Abertura de Talhas e Amphora Wine Day no fim-de-semana de São Martinho no Alentejo
As celebrações de São Martinho no Alentejo marcam a abertura das primeiras talhas e a prova do vinho novo, com várias adegas a assinalar a tradição a 11 de novembro. No fim de semana, multiplicam-se os eventos dedicados ao vinho de talha, destacando-se o Amphora Wine Day, na Herdade do Rocim, paralelamente, Vila Alva acolhe o evento “Provando o Tareco”, celebrando as suas vinhas centenárias e adegas tradicionais, enquanto Vila de Frades promove a “Rota das Adegas 2025” e a Feirinha de São Martinho.
Os enófilos estão ansiosos, desejando que chegue o São Martinho, pois a tradição manda que só a partir de 11 de novembro é que se pode finalmente provar o tão desejado vinho novo. Por isso, diversas adegas abriram as primeiras talhas nesse dia, caso da Adega Piteira em Amareleja, da Adega Canena e Adega da Pigarça em Cuba, da Adega Museu do Vinho de Talha em Vidigueira, e da Gerações da Talha e da Taberna dos Arcos em Vila de Frades. Nesta localidade e em Vila Alva houve ainda um magusto e atuações musicais para assinalar este dia festivo. Mas a abertura de talhas e os momentos prazenteiros espalharam-se por todas as localidades do Alentejo onde existem adegas tradicionais.
No entanto, será no fim de semana que se concentram a maioria dos eventos ligados à chegada do vinho novo. A Herdade do Rocim, em Cuba, mantém também a tradição da abertura das talhas no São Martinho desde 2018, com um grande evento internacional. A nova edição do “Amphora Wine Day” realiza-se no Sábado, dia 15 de novembro, com elevadas expectativas. Vão estar presentes alguns dos jornalistas e críticos de vinhos mais importantes do panorama internacional, como Paul White, Jamie Goode, Julia Harding, entre outros. Haverá provas comentadas e um debate em torno do tema “Da Argila ao copo – Como Promover o Vinho de Amphora?”. Durante o evento atuarão alguns grupos musicais regionais e estarão presentes alguns chefes de cozinha com as suas iguarias.
O Amphora Wine Day abre portas às 11h00, com acesso exclusivo a profissionais do setor e imprensa até às 14h00. A partir desse horário e até às 19h00, o público geral poderá degustar livremente todos os vinhos em exposição, num ambiente que combina conferências, gastronomia regional e música ao vivo. A edição de 2025 contará com cerca de 50 produtores nacionais e internacionais, provenientes de países como Portugal, Chile, Geórgia, Espanha, França e Itália, que se reunirão para partilhar experiências e reforçar a projeção global desta técnica milenar. Desde a sua criação, em 2018, o Amphora Wine Day tornou-se um dos encontros mais importantes dedicados ao Vinho de Talha, atraindo enófilos, jornalistas e especialistas internacionais.
Para Pedro Ribeiro, administrador da Herdade do Rocim, «foi aqui, entre Vidigueira e Cuba, que o Alentejo voltou a ser reconhecido como o grande guardião do vinho de talha, colocando Portugal no mapa dos vinhos feitos em ânfora. Podemos dizer, sem qualquer risco, que o Rocim abriu os olhos do mundo para o vinho de ânfora do Alentejo». Catarina Vieira, administradora da Herdade do Rocim acrescenta que «produtores de todo o mundo viajam até ao Alentejo para celebrar esta arte ancestral e compreender como o barro, o tempo e a terra se unem para criar vinhos únicos».
Em Vila Alva (concelho de Cuba) irá decorrer nos dias 14, 15 e 16 de novembro o evento “Provando o Tareco”. Vila Alva é detentora de um conjunto diversificado de vinhas centenárias – únicas na região – e de uma série de adegas tradicionais. Por outro lado, a freguesia mantém até hoje a tradição da produção artesanal de vinho de Talha, com muitos dos seus habitantes a ter em casa o seu próprio “tareco”, isto é, uma pequena talha para consumo familiar. No dia 14 de novembro, às 19 horas, irá iniciar-se o certame com várias atuações musicais. Nestes dias haverá ainda uma caminhada no Sábado às 10 horas pelas “vinhas Centenárias” e a rota das adegas às 18 horas. O certame termina no Domingo com uma açorda comunitária às 13 horas e com uma mesa redonda às 17h30 dedicada ao tema “Conversas com vinho”.
Nos dias 15 e 16 de novembro acontece o “Rota das Adegas 2025” em Vila de Frades (concelho de Vidigueira). Esta rota associa diversos produtores locais de vinho de talha, num evento com múltiplas atividades, nomeadamente visitas guiadas às adegas, provas de vinho de talha, e almoços vínicos. Ainda em Vila de Frades decorre no Sábado e no Domingo a “Feirinha de São Martinho” com lojas de produtos locais e animação musical.
Em suma, neste fim de semana existem muitos motivos para sair de casa e ir provar o vinho novo, em particular o vinho de talha. Um vinho autêntico ligado ao território, uma vez que o processo é praticamente todo realizado pelo ser humano, com pouca intervenção tecnológica e química, com um vínculo à História e à cultura do povo alentejano. Por isso, quando bebemos um vinho de Talha estamos a beber as tradições do Alentejo, conectando-nos assim, com o lugar e com uma ideia de sustentabilidade ambiental e de pegada ecológica reduzida.
Texto de: Manuel Baiôa













