Skip to content Skip to footer

Coleção Freixo Special Edition Vinhos originais para três momentos únicos

A gama Freixo Special Edition apresenta uma coleção limitada com as últimas edições rosé Touriga Nacional 2022, branco Riesling 2021 e o tinto Petite Syrah 2020. Nascidos das vinhas da Herdade do Freixo, no Alentejo, estes vinhos incríveis estagiaram na adega subterrânea e prometem fazer as delícias de todos, especialmente quando acompanhados por requintadas iguarias, proporcionando momentos verdadeiramente únicos de degustação e partilha. Os vinhos Freixo Special Edition são edições limitadas de posicionamento super premium, assumem-se pela qualidade e essência das castas selecionadas, pelo terroir e identidade, pela frescura, complexidade e elegância.

A Herdade do Freixo, situada no Redondo, tem cerca de 300 hectares perfeitamente inseridos na paisagem alentejana, fundindo-se no horizonte entre a Serra d’Ossa e Évora. Destes vinhedos nascem vinhos de grande qualidade, em respeito pelo terroir e a identidade, vinificados e estagiados na inovadora adega subterrânea, com três pisos em profundidade, pensada para fazer grandes vinhos e surpreender todos quantos a visitem. “Um conceito inovador, onde domina o respeito pela natureza, a paixão pela preservação da paisagem rural dos montes da Herdade do Freixo e uma proteção exímia da fauna e flora locais”, assim pode ler-se no livro “Adega Herdade do Freixo”, publicado pela Uzina Books, com autoria de Frederico Valsassina e Susana Meirinhos.

A Herdade do Freixo acaba de apresentar uma triologia perfeita – Touriga Nacional (rosé), Riesling (branco) e Petite Syrah (tinto): as novas colheitas dos monovarietais super premium da gama Freixo Special Edition, já estão disponíveis no mercado, e podem agora ser adquiridas juntas, numa linda caixa de madeira. Uma coleção de grande qualidade, perfeita para oferta, que promete proporcionar momentos únicos de degustação à mesa. “A coleção limitada Freixo Special Edition foi desenhada para apresentar vinhos muito elegantes, exclusivos e pouco comuns, para os convívios mais especiais de consumidores que queiram ser surpreendidos”, garante Carolina Tomé, diretora de marketing. 

O Freixo Special Edition rosé 2022, foi elaborado apenas com a casta Touriga Nacional. É um rosé “com origem no mosto lágrima, sem prensagem, com aproveitamento só do ‘téte de cuvée’ até obter a cor pretendida, de uvas de Touriga Nacional selecionadas para o vinho Freixo Family Collection, as melhores uvas da Herdade do Freixo”, explica o enólogo, Diogo Lopes, acrescentando que apresenta “aroma delicado a flores brancas e pau de rosa, grande elegância na boca, com muita frescura integrada no vinho e ímpar equilibro”, deixando um final muito “fino e cremoso”.

O Freixo Special Edition branco 2021 foi produzido exclusivamente com a casta alemã Riesling, numa vinha maioritariamente de solo granítico numa suave encosta. Usufruiu de estágio prolongado em garrafa de um mínimo de 18 meses, potenciando a sua complexidade e elegância. “O Riesling é uma das castas mais originais do mundo, aqui num ambiente especial influenciado pela Serra d’osso exprime-se com ainda mais originalidade, com notas florais de flores brancas, fruta exótica e algum damasco. Na boca tem uma acidez vibrante, que lhe confere tensão, tudo em harmonia. Final muito elegante e intenso, com uma nota mineral a surgir”, destaca o enólogo. É um vinho exótico e poderoso.

Da vinha de várzea, com microclima mais fresco e solo predominantemente de origem xistosa, saem as uvas da casta Petite Syrah que dá origem ao Freixo Special Edition tinto 2020. Depois de um estágio em barricas novas de carvalho francês durante 12 meses, que lhe confere estrutura e equilíbrio, este vinho revela “aroma muito intenso a frutos negros e a bagas silvestres, ligeira nota tostada de barrica de grande qualidade; boca muito intensa com taninos de veludo, boa acidez e longo final, um tinto rico e com diferentes camadas de prova”, assim descreve Diogo Lopes. De salientar que a primeira colheita, de 2019, lançada no final de 2022, foi reconhecida com 18 pontos (em 20) pela revista Vinho Grandes Escolhas e pelo Beverage Testing Chicago Institute com 94 pontos (em 100).  

Os três vinhos da coleção Freixo Special Edition ganham complexidade e finesse com a evolução em garrafa. São vinhos muito gastronómicos. O rosé Touriga Nacional e o Riesling acompanham bem pratos de peixe fresco, mariscos, sushi e sashimi, saladas, carnes brancas, carnes vermelhas grelhadas, pastas e risottos. Já o Petite Syrah acompanha pratos de cozinha tradicional mediterrânica, pratos de caça, queijos, cozinha vegetariana com intensidade aromática e pratos de fusão.

Os vinhos e a Adega Herdade do Freixo têm vindo a arrecadar inúmeros prémios nacionais e internacionais e o enoturismo continua a ser uma das grandes apostas, como forma por excelência para potenciar experiências sensoriais diferenciadas, criando valor e memórias singulares. A Adega Herdade do Freixo (“Edifício do Ano” 2018, pelo Arch Daily de Nova York) disponibiliza salas subterrâneas com um ambiente elegante e envolvente, para a realização de eventos e modalidades de enoturismo. Com a aproximação da quadra natalícia, foi criada uma nova experiência de enoturismo: a Christmas Freixo Experience, uma viagem sensorial completa, seja em equipa, amigos ou família, esta proposta inclui um almoço (ou jantar) volante intimista, acompanhado de alguns dos exclusivos vinhos Freixo e os melhores sabores da comida alentejana.

_____________________________________

COLEÇÃO FREIXO SPECIAL EDITION

PVP 75€ (caixa com os 3 vinhos)

Touriga Nacional rosé 2022 | DOC Alentejo | 13% álc.

Riesling branco 2021 | DOC Alentejo | 13% álc.

Petite Syrah tinto 2020 | DOC Alentejo | 14,5% álc

Enologia: Diogo Lopes e Dina Cartaxo

_____________________________________

A HERDADE DO FREIXO

Há no Alentejo uma adega incrível, que impressiona pela arquitetura, pela beleza de cada detalhe, pelo enquadramento na natureza e no ecossistema. A adega da Herdade do Freixo, não se vê à chegada, está subterrânea, três pisos por baixo da vinha. É única no mundo e ali nascem grandes vinhos! Com uma dimensão de cerca de 300 hectares de puro Alentejo, na aldeia do Freixo, entre a Serra D’Ossa e Évora, a maior ambição é a preservação genuína dessa paisagem rural e que os seus vinhos transmitam o melhor da essência da sua terra, das suas vinhas e do terroir. O portefólio da Herdade do Freixo conta com vinhos rosados, brancos e tintos: Art Herdade do Freixo, Family Collection tinto; Freixo Reserva tinto e branco; os monovarietais Freixo Alvarinho, Sauvignon Blanc e Chardonnay; os Freixo Terroir branco, rosé e tinto; e mais recentemente a coleção de monovarietais exclusivos e originais Freixo Special Edition, com um rosé topo de gama de Touriga Nacional, um branco de Riesling e um tinto de Petite Syrah. Estes vinhos estão presentes no mercado nacional e em vários países do mundo e têm sido amplamente premiados, tendo como elemento comum o perfil mineral, granítico, a frescura e a energia transmitidas pela natureza, pelo terroir, garantindo elevada qualidade, prazer no consumo imediato e longevidade em garrafa. O enoturismo está bem presente no dia-a-dia da Herdade do Freixo, proporcionando atividades de grupo, eventos, visitas à adega, prova de vinhos, passeios pelas vinhas e piqueniques ao ar livre, sempre com marcação antecipada. Para visitar a adega subterrânea da Herdade do Freixo, o enoturista pode registar-se como membro do Clube Herdade do Freixo no website www.herdadedofreixo.pt e reservar online a sua experiência. As visitas à adega decorrem de segunda a sábado, às 11h e às 15h, com reserva antecipada. Para mais informações, poderá contactar pelo telefone +351 266 094 830 ou +351 912 194 746, ou através do email freixo@herdadedofreixo.pt. Na Herdade do Freixo encontra uma equipa empenhada em promover o Alentejo, celebrando o vinho, a natureza, a arte e a vida. •

A revista Paixão Pelo Vinho provou e classificou, em 2019, mais de mil vinhos em prova cega. Os vinhos e espumantes que se destacaram pelas sedutoras características sensoriais, foram oficialmente premiados, recebendo as distinções “Paixão Pelo Vinho Prestígio”, Paixão Pelo Vinho Excelência” e “Paixão Pelo Vinho Escolha”. O evento realizou-se no passado dia 7 de março e foi partilhado pelos leitores e apreciadores de vinhos, que puderam participar, aplaudir, provar, aprender e brindar! 

O ponto alto de todas as publicações especializadas é sempre o dia em que se festeja o setor, que recebe todas as atenções durante o ano, e se entregam os prémios aos melhores. Assim aconteceu, também, com a revista Paixão Pelo Vinho que, no passado dia 7 de março, juntou produtores e enólogos, para entregar os prémios aos melhores vinhos e espumantes, provados no decorrer de 2019, e celebrar numa festa vínica, que juntou mais de 1200 apreciadores de vinhos, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa. 

O evento contou com a presença de uma seleção de premiados, que estiveram a dar a conhecer os seus vinhos, incluindo alguns convidados como Raríssimo By Osvaldo Amado, Quinta do Gradil e Enoport Wines, que aproveitaram a altura para fazer uma apresentação dos seus novos vinhos. Outro ponto alto do evento foi o ciclo de “Conversas com os Enólogos”, num espaço que esteve sempre esgotado e proporcionou a prova comentada de vinhos especiais, apresentados pelos seus enólogos.Foram provados e avaliados mais de mil vinhos, espumantes e aguardentes vínicas no decorrer de 2019. Destes, um total de 68 foram premiados, com maior destaque para a região do Douro, que arrecadou 28 distinções. 

A festa vínica juntou mais de 1200 apreciadores de vinhos, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa.
PAIXÃO PELO VINHO PRESTÍGIO

O prémio Paixão Pelo Vinho “Prestígio”, coube a oito produtores. Entre eles, três vinhos tintos, todos DOC Douro: Costa Boal Homenagem Douro tinto Grande Reserva 2011, da Costa Boal Family Estates; Quinta da Manoella Vinhas Velhas tinto 2016, da Wine & Soul; e Quinta da Oliveirinha Vinha Franca tinto (Touriga Franca) 2013, produzido pela família Alves de Sousa. 

Apenas um vinho branco ganhou “Prestígio”, foi o Terrantez do Pico, com Indicação Geográfica Açores, da colheita de 2018, produzido pela Azores Wine Company. 

Os Vinhos do Porto Vintage 2017 também estiveram em destaque, arrecadando quatro destes prémios mais altos: Portal, da Quinta do Portal; Croft Quinta da Roeda Serikos e Taylor’s Vargellas Vinha Velha, ambos produzidos por Quinta & Vineyard Bottlers – Vinhos; e Quinta das Lamelas, de José António da Fonseca Augusto Guedes.

PAIXÃO PELO VINHO EXCELÊNCIA

A “Excelência”, prémio equivalente às habituais medalhas de ouro, foi entregue a 44 produtores. O Douro destacou-se e veio de lá o único Moscatel premiado – Adega de Favaios Moscatel 1989. A casta Touriga Nacional esteve presente em muitos dos vinhos premiados, como o Quinta da Gricha Talhão 8 tinto 2016, da Churchill Graham. A Quinta do Noval conquistou dois prémios, com os Quinta do Noval tinto Reserva 2016 e Porto Vintage 2017. Também a Quinta da Barca foi distinguida com “Excelência” para os Busto branco Grande Escolha 2017 e tinto Grande Escolha 2016. O Secretum Arinto 2018 e, do mesmo produtor, o Lua Cheia em Vinhas Velhas tinto de Vinhas Velhas Reserva Especial 2016 também foram distinguidos com ouro. Márcio Lopes Winemaker recebeu dois prémios, um para o vinho Proibido DOC Douro tinto de Vinhas Velhas Grande Reserva 2017 e para o Pequenos Rebentos Edição Especial Vinhas Velhas branco (Loureiro) Reserva 2018, DOC Vinho Verde. A casta Alvarinho foi premiada em duas interpretações: Dom Ponciano espumante Bruto Natural 2013 e Soalheiro Primeiras Vinhas 2018. 

A Bairrada destacou-se, com dois prémios para a Adega de Cantanhede: Marquês de Marialva Edição Especial 65 Anos, tinto Garrafeira 2001, da casta Baga; e Marquês de Marialva tinto de Vinhas Velhas Grande Reserva 2013. A região Tejo ficou bem representada, entre outros, pelos vinhos Desalmado tinto 2013 e pelo Bridão Private Collection tinto 2016, ambos da Adega do Cartaxo. 

O Scala Coeli tinto 2015, produzido pela Fundação Eugénio de Almeida; o Monte da Capela 18 Anos tinto Grande Reserva 2016, da Casa Clara; e Mamoré de Borba tinto Grande Reserva 2015, da Sovibor, são bons exemplos de vinhos imperdíveis nascidos no Alentejo. 

A ilha do Pico também brilhou com o Vinha Centenária branco 2017, as Azores Wine Company. Estes são apenas alguns exemplos, entre os melhores vinhos, premiados com Excelência.

PAIXÃO PELO VINHO ESCOLHA

Os prémios “Escolha” valorizam as melhores relações qualidade-preço, foram distinguidos 16 vinhos, como Castelo D’Arez Colheita Selecionada tinto 2016 e branco 2017, da Sociedade Agrícola da Arcebispa, e os Camolas Selection branco Reserva 2018 e tinto Reserva 2017, produzidos pela Adega Camolas, todos da Península de Setúbal, região que se destacou. A lista completa com todos os premiados, pode ser consultada na próxima edição da revista Paixão Pelo Vinho, nas bancas no final de março. Pode consultar todos os premiados na página seguinte.

Foram provados e avaliados mais de mil vinhos, espumantes e aguardentes vínicas no decorrer de 2019. Destes, um total de 68 foram premiados, com maior destaque para a região do Douro, que arrecadou 28 distinções. 
QUALIDADE E VALOR

Para Maria Helena Duarte, fundadora e diretora da revista Paixão Pelo Vinho, “é fundamental reconhecer a qualidade, já que os prémios para além de valorizarem os vinhos e exponenciarem a sua procura nos mercados, interno e externo, dinamizando a economia, também ajudam os apreciadores a escolher os vinhos certos para cada ocasião”. Já João Pereira Santos, diretor adjunto da publicação, destaca que “a qualidade dos vinhos portugueses está cada vez melhor, posicionando-os entre os melhores do mundo!”.

Com tantos e tão bons vinhos, não vão faltar razões para juntar família e amigos em jantares especiais, convívios, boas conversas e grandes brindes! Pode sempre ir acompanhando a seleção de vinhos através do nosso novo website: www.revistapaixaopelovinho.com.



> texto PPV > fotografia Ernesto Fonseca e Sérgio Sacoto
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now