A celebrar 40 anos, a Confraria do Vinho do Porto deu conta de novo projeto que visa a promoção internacional da cidade e do vinho do Porto. O evento tem como objetivo “contribuir para enriquecer a experiência dos turistas nacionais e internacionais, na descoberta e vivência da região do Douro, uma região Demarcada e que é Património Mundial”, refere o Chanceler da Confraria, George Sandeman.
A celebração do 40º aniversário da Confraria, que terá lugar nos dias 02 e 03 de setembro, será uma oportunidade para criar um projeto-piloto, como base de um futuro mega-evento de vários dias (fim-de-semana), com regata, provas gastronómicas e “porta-abertas” das caves. “O nosso objetivo é criar nos próximos anos um produto turístico atrativo para celebrar o emblemático vinho do Porto e tornar as regatas num evento mediático internacional, atraindo cada vez mais público à cidade do Porto”, sublinha George Sandeman.
Neste contexto, o responsável relembrou que esta regata “para além de ser única no mundo, o que a torna já distinta, conta com barcos históricos e diferentes”. Estes barcos foram desenhados para conseguir sobreviver às correntes rápidas do Rio Douro (antes das barragens começarem a ser construídas na década de 70), tratando-se de uma embarcação de fundo chato, vela quadrada, que mede entre 19 a 23 metros. Era construído com tábuas sobrepostas e conseguia transportar até 100 barris de vinho do Porto e uma tripulação até 12 homens.

O novo projeto conta com “vários parceiros”, nomeadamente empresas, produtores de Vinho do Porto, autarquias, patrocinadores, entre outros. Trata-se de uma “enorme parceria que já está em marcha”, indica George Sandeman.
Para além disto, a Confraria pretende ainda reativar a ligação dos Confrades Honorários e Efetivos (cerca de 2500) à Confraria, uma vez que estes são os embaixadores do Vinho do Porto e também da região.
No dia de S. João, 24 de junho, a regata voltou a cruzar o rio Douro, contando com a participação de 14 barcos rabelos de várias empresas de Vinho do Porto.
Texto: Fernanda Silva Teixeira | Fotografias: D. R.