A designação “Essência de Ventozelo” foi criteriosamente escolhida para identificar vinhos de exceção, produzidos apenas em anos de qualidade ímpar e em quantidades limitadas. São vinhos que refletem a riqueza da fruta e a complexidade do terroir da Quinta, elaborados com toda a paciência e dedicação. Na apresentação, realizada em Lisboa, a equipa da Quinta de Ventozelo deu a conhecer esta novidade, trazendo também outros vinhos recentemente lançados, bem como produtos da Quinta, como azeite, amêndoas e laranjas.
A designação Essência de Ventozelo foi criada para identificar vinhos únicos, produzidos apenas quando a natureza permite colheitas excecionais. “O nosso objetivo foi fazer o melhor vinho branco de Ventozelo, um vinho de excelência”, resume José Manuel Sousa Soares, diretor de enologia.
Para o alcançar, foram combinadas as melhores uvas com as melhores madeiras, de forma a obter um vinho equilibrado, estruturado e distinto, que refletisse verdadeiramente a identidade da propriedade. O ano de 2019 proporcionou condições ideais, com uvas em excelente estado fitossanitário e maturação lenta, permitindo uma colheita no ponto ideal. O vinho é um lote de 70% Viosinho e 30% Malvasia Fina, com estágio de oito meses em barricas de carvalho francês de 300 litros (de segundo e terceiro ano), das tanoarias Baron, Radoux e Seguin Moreau, seguido de cinco anos de garrafa até ao lançamento.

O “Essência” em prova
O vinho revela um perfil aromático cativante, com notas fumadas bem integradas, nuances especiadas, mel e frescura cítrica. Na boca, impressiona pela frescura persistente, elegância, complexidade e untuosidade, terminando com amplitude e grande persistência.
A sua versatilidade gastronómica foi evidenciada nas harmonizações com queijos curados, foie gras e as iguarias preparadas pelo chef José Guedes.
Com um lote limitado de apenas três mil garrafas e um PVP de 38,50€, este branco vem complementar a gama Essência de Ventozelo, até agora composta apenas por vinhos tintos. Está disponível nas principais garrafeiras e restaurantes do país, bem como na loja online do grupo: www.granvinho.pt.

Nova imagem
Este lançamento assinala também uma nova identidade gráfica para a gama Essência de Ventozelo, inspirada na história e na singularidade da propriedade. Com texturas ricas e elegantes relevos, o novo rótulo inspira-se no “Tombo da Quinta de Ventuzello”, documento de 1806 que assinala a demarcação da Quinta e o culminar de um processo de crescimento e investimento na viticultura e produção.
Segundo o Eng. Jorge Dias, administrador da Granvinho, este lançamento integra-se nas comemorações do 10.º aniversário da aquisição da Quinta de Ventozelo pelo grupo. Antes deste vinho branco, já tinha sido apresentado um Porto Colheita 2014, e estão previstos lançamentos futuros como um Tawny 10 Anos e vinhos tranquilos de parcela.



A beleza e história da Quinta
A Quinta de Ventozelo, situada em Ervedosa (São João da Pesqueira), foi adquirida em 2014 pelo grupo Granvinho (então Gran Cruz Porto). É um verdadeiro tesouro a céu aberto, um anfiteatro para o Douro, que o grupo transformou numa importante referência turística e cultural da região, potenciando os seus valores intemporais como a história, a paisagem, os vinhos e a gastronomia. A propriedade é gerida com atenção aos ecossistemas, promovendo a biodiversidade e requalificando o seu património. Passado e futuro unem-se nesta que é uma das maiores (200 hectares) e mais antigas quintas do Douro, com mais de 500 anos de história.
Texto de Fernando Blasco Lopes | Fotografias: Direitos Reservados