Sabia que Portugal é o 2.º maior destino mundial de enoturismo? Verdade, é apenas ultrapassado pela Itália. E sabia que este mercado valerá 30 mil milhões em 2030? De norte a sul de Portugal já não há desculpas para ficar em casa. Faça as malas e siga as nossas dicas, consultando o “Guia Enoturismo de Emoções”, publicado na revista Paixão Pelo Vinho n.º 91.
O vinho português já é um belíssimo embaixador de Portugal no Mundo e essa crescente notoriedade e atenção, aliadas à nossa gastronomia, paisagens, património e história, fazem do nosso País um destino de eleição. O vinho é o mote e a oportunidade perfeita para partir à descoberta das regiões produtoras, afinal temos a maior área de vinha plantada na europa.
Falámos com a APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo para percebermos melhor como tudo está a acontecer, quais as vantagens de escolher esta opção de férias, de um retiro de fim de semana ou, simplesmente, de um dia para provas e passeios pelas vinhas. Também ficamos a saber como pode apoiar esta Associação o setor e quais os desafios que tem pela frente.
GUIA PARA ENOTURISTAS FELIZES
Nas próximas páginas partilhamos consigo 22 destinos de norte a sul de Portugal, incluindo Madeira e Açores. Mas, há muitos mais, acredite, mas ficam para uma edição especial em 2024.
Não há desculpas para sair da normalidade e a dois ou em família partir à descoberta deste setor que assenta no fruto da natureza – a vinha e o vinho – e no árduo trabalho do Homem. Vai encontrar vinhedos lindíssimos integrados em paisagens de cortar a respiração, adegas cuidadas, algumas desenhadas com mestria, gastronomia pensada para harmonizar com cada vinho de cada produtor. Vai encontrar pessoas especiais, contadores de histórias, vai aprender mais sobre vinhos, sobre a produção, a vinificação e a prova. Vai até poder fazer tratamentos nos Spas com base em produtos de uvas, fazer atividades como andar a cavalo, de charrete e até, andar de balão.
Mas, acima de tudo, vai usufruir da natureza… apaixonadamente!