Experienciar as vindimas sem sair da cidade. A proposta do Museu do Vinho e das Caves Fonseca.
Tem a duração de três horas e custa 6º euros por pessoa. Esta é a proposta feita pelo Museu do Vinho do WOW e as caves Fonseca para que se possa, durante três dias, vivenciar as vindimas, mas sem sair da cidade.
O programa – de nome “Harvest in the city” – decorre entre os dias 8 e 10 de setembro.
Como explica a empresa, tudo começa no Museu do Vinho do WOW, o quarteirão cultural de Gaia. A visita será guiada por uma especialista que dará um especial enfoque na viticultura, para que o grupo entenda todo o processo que decorre na vinha ao longo do ano, até chegar à tão afamada época das vindimas. No final desta visita, receberão uma porção de uvas para depositar no lagar.
A paragem seguinte ocorre no edifício das “Águias”, propriedade do grupo, para depositar as uvas no lagar e pisar. Ali há que descalçar, arregaçar as calças e pisar. Esta atividade será devidamente acompanhada por um rancho folclórico que ajudará a recriar o espírito de festa. Haverá tempo ainda para alguns petiscos tradicionais para repor energias e algumas atividades lúdicas, o que pode incluir um pé de dança ou a impressão de pegadas numa t-shirt. Para os mais pequenos, há atividades específicas, como colagens, construção de coroas com videira e realização de hotéis para insetos.
E com isso fecha-se o ciclo. Da vindima para o copo. A terceira parte da experiência realiza-se no centro de visitas dos emblemáticos vinhos Fonseca, onde será feita uma visita guiada com especial destaque no processo de envelhecimento do vinho.
No total, a experiência tardará cerca de 3 horas. Há cinco sessões por dia, a começar às 10h, às 11h30, às 13h, às 14h30, às 15h e às 17h30. O ponto de encontro é sempre a porta do Museu do Vinho no WOW. Os bilhetes tão à venda online, mas há descontos para grupos. Mais informações podem ser solicitadas para o email: info@wow.pt.