Márcio Lopes, produtor das regiões dos Vinhos Verdes e do Douro, volta a brilhar nos Luxury Lifestyle Awards 2025, sendo um dos dois únicos nomes portugueses no ranking internacional que distingue excelência, tradição e inovação. Além do vinho, estreia-se agora também na produção de azeite biológico.
O produtor Márcio Lopes Winemaker foi novamente distinguido nos Luxury Lifestyle Awards, ao integrar a lista exclusiva das TOP 100 Premium Wine & Spirits Brands de 2025. Este prestigiado ranking internacional valoriza os produtores mais distintos e visionários do setor, reconhecendo a excelência artesanal, o respeito pela tradição, a criatividade e o compromisso com a sustentabilidade.

Ao lado de referências de renome mundial como Penfolds (Austrália), Tenuta San Guido (Itália) ou Bollinger (França), figuram apenas dois nomes portugueses — os Douro Boys e Márcio Lopes Winemaker, que vê assim reforçado o reconhecimento global pelo trabalho diferenciador desenvolvido nas regiões dos Vinhos Verdes e do Douro.
“Este é o segundo ano, depois de 2023, em que integramos o Top 100, a par das melhores marcas de bebidas do mundo. É um reconhecimento internacional do nosso trabalho de recuperação e valorização das vinhas antigas e do património vitícola, algo que tem sido muito bem visto lá fora”, partilhou o enólogo, acrescentando: “É um prémio que reflete o compromisso e entrega de toda a nossa equipa”.

O projeto, que nasceu em 2010 com a missão de “fazer vinhos especiais que façam sobressair o melhor que a natureza tem para dar”, estende-se atualmente por três locais de produção: Adega Pequenos Rebentos, em Melgaço, Quinta do Pombal, em Vila Nova de Foz Côa, e Quinta do Malhô, em São João da Pesqueira. Márcio Lopes trabalha ainda com mais de 50 viticultores selecionados, focando-se na preservação de vinhas velhas, com respeito pelos métodos tradicionais e práticas sustentáveis.
Azeite Proibido: a nova aposta
Com 15 anos de dedicação exclusiva ao vinho, Márcio Lopes dá agora um passo inovador com o lançamento do seu primeiro azeite biológico: o Azeite Proibido Olival Centenário. Produzido a partir de oliveiras centenárias localizadas em terraços pré-filoxéricos no Vale do Rio Torto, na Quinta do Malhô, este azeite virgem extra é prensado a frio, o que garante maior autenticidade e frescura do fruto.

“Colhemos praticamente tudo à vara e seguimos o método de extração a frio, obtendo menor quantidade, mas uma qualidade muito superior. Este é um azeite virgem extra, com uma acidez baixíssima, muito saboroso e bastante aromático, que é algo que não se encontra muito nos azeites. É um azeite com muita complexidade”, sublinha.
A primeira produção resultou em mil garrafas de meio litro, a partir de 7 mil quilos de azeitona, com um preço de venda ao público de 17,50 euros. Já se encontra disponível na loja online do produtor e nos pontos de venda habituais.
Um percurso de distinção
Márcio Lopes tem vindo a acumular prémios e distinções ao longo dos anos, entre os quais: Enólogo Revelação do Ano 2019 pela Revista de Vinhos – A Essência do Vinho, Prémio de Singularidade 2019 da Revista Grandes Escolhas e o Prémio Tradição e Identidade 2022 atribuído pela revista Paixão Pelo Vinho. O seu Proibido Grande Reserva 2017 foi também incluído no Top 100 Wine Discoveries 2020 da Wine Advocate, de Robert Parker.
Com exportações para mais de 20 países e um portefólio em expansão, Márcio Lopes Winemaker afirma-se cada vez mais como um dos nomes a seguir no panorama vinícola nacional e internacional — agora também no universo do azeite premium.













