Skip to content Skip to footer

Ode Winery, Farm & Living: uma experiência única na natureza

O projeto Ode Winery, Farm & Living tem como objetivo dar a “merecida visibilidade” ao Ribatejo e “à sua extensa cultura do vinho”. O enoturismo é, por isso, uma vertente importante desta quinta situada em Vila Chã de Ourique, em Santarém.

A Ode Winery, Farm & Living é um projeto do grupo Immerso Collective dos australianos David Clarkin e Andrew Homam, que nasceu em 2022, em Vila Chã de Ourique, e cuja ideia é dar a “merecida visibilidade à região e à sua extensa cultura do vinho”.

Na Quinta Ode com 96 hectares (dos quais 22 hectares são de vinha, 40 são montado, 15 de olival e o restante é floresta), os responsáveis criaram uma experiência única e diferenciadora em que se dá primazia à sustentabilidade em que tudo é produzido de forma orgânica e são aplicadas técnicas agrícolas sintrópicas, ou seja, que preservam o equilíbrio e a conservação do ambiente.

Ode Winery ©Ernesto Fonseca

A apenas 50 minutos de Lisboa, com uma entrada imponente e uma beleza natural que impressiona, a Ode Winery já produziu dez vinhos sob a responsabilidade de Maria Vicente, enóloga com vasta experiência na região dos Vinhos do Tejo. O solo da quinta é rico em calcário permitindo o cultivo de uma grande variedade de castas, desde as locais Arinto, Fernão Pires, Alvarinho, Touriga Nacional, Tinta Barroca, às internacionais em que se destacam Semillon, Viognier, Pinot Gris, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. 

Ode Winery ©Ernesto Fonseca

Mantendo a máxima do projeto de respeito pela natureza, os vinhos Ode são produzidos segundo uma filosofia de “mínima intervenção e máxima atenção” estão atualmente disponíveis: Ode Semillon 2022, Ode Viognier 2022, Ode Fernão Pires 2022, Ode Arinto 2022 e Ode Touriga Nacional 2022; aos quais se juntam cinco novos vinhos acabados de chegar ao mercado: Ode Enóloga Arinto e Fernão Pires 2022, Ode Quarteto 2022, Ode Lagares Touriga Nacional 2022, Ode Amphora Alicante Bouschet 2022, Ode Única Touriga Nacional 2023 (ver notas de prova no final).

A adega, que foi construída em 1902 e remodelada e modernizada em 2000, mantém os tradicionais lagares, as talhas de barro e as barricas de carvalho que valem a pena visitar. Além disso, é possível ver a destilaria e laboratório de vinhos originais e fazer provas na sala de degustação com capacidade para até 16 pessoas.

Ode Winery ©Ernesto Fonseca

Em contacto com a natureza

Segundo os responsáveis do projeto, “se Ode Winery é uma declaração de amor ao vinho, a Ode Farm & Living expressa a sua admiração e respeito pelas paisagens únicas do Ribatejo” e oferece uma experiência de férias ou uma escapadinha na natureza. Desta forma, na quinta os visitantes podem ver a utilização de práticas sustentáveis que caracterizam o projeto, mas também vivê-las de perto para perceber o trabalho envolvido na produção de alimentos de forma biológica.

O conceito “farm-to-table “, em que os visitantes podem desfrutar os melhores produtos no local, materializa-se no restaurante Cellar Door. O espaço oferece uma experiência “izakaya”, típica taberna japonesa, e combina “os sabores intensos do Ribatejo com o rigor e mestria do Japão, numa harmonização perfeita com os vinhos Ode”.

Ode Winery ©Ernesto Fonseca

A carta está em constante mudança e apela à partilha e, atualmente, alguns dos pratos estrela são o Edamame, cozido com flor de sal; o Kinoko, cogumelos salteados com manteiga de miso; o Saikoro Steak, lombo marinado de novilho ribatejano criado a pasto; ou o Urinchi, frango frito à moda japonesa com molho de tomate picante. No futuro, a ideia é que “outras cozinhas façam parte do menu, numa verdadeira troca de experiências que comprova a simbiose existente entre as diferentes técnicas culinárias, os produtos regionais e os vinhos portugueses”, diz o grupo Immerso Collective.

O Ode Living disponibiliza também espaço de eventos com um salão com mais de 1000 m2 e, em breve, vai ter um resort de luxo composto por um hotel com 30 suites cuja abertura está prevista em 2026. Mais tarde está ainda pensada a oferta de uma experiência de glamping com 20 tendas de luxo e 20 vilas de dois e quatro quartos, além de mais atividades que privilegiem o contacto com a natureza.

ODE WINERY, FARM & LIVING
Rua Coronel Lopes Mateus, 13
Vila Chã De Ourique, Cartaxo
T. +351 243 142 209
RESTAURANTE CELLAR DOOR
Terça a Quinta: 12h00 – 16h00
Sexta e Sábado: 12h00 – 22h00
Domingo: 12h00 – 16h00
www.odewinery.com

A revista Paixão Pelo Vinho provou e classificou, em 2019, mais de mil vinhos em prova cega. Os vinhos e espumantes que se destacaram pelas sedutoras características sensoriais, foram oficialmente premiados, recebendo as distinções “Paixão Pelo Vinho Prestígio”, Paixão Pelo Vinho Excelência” e “Paixão Pelo Vinho Escolha”. O evento realizou-se no passado dia 7 de março e foi partilhado pelos leitores e apreciadores de vinhos, que puderam participar, aplaudir, provar, aprender e brindar! 

O ponto alto de todas as publicações especializadas é sempre o dia em que se festeja o setor, que recebe todas as atenções durante o ano, e se entregam os prémios aos melhores. Assim aconteceu, também, com a revista Paixão Pelo Vinho que, no passado dia 7 de março, juntou produtores e enólogos, para entregar os prémios aos melhores vinhos e espumantes, provados no decorrer de 2019, e celebrar numa festa vínica, que juntou mais de 1200 apreciadores de vinhos, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa. 

O evento contou com a presença de uma seleção de premiados, que estiveram a dar a conhecer os seus vinhos, incluindo alguns convidados como Raríssimo By Osvaldo Amado, Quinta do Gradil e Enoport Wines, que aproveitaram a altura para fazer uma apresentação dos seus novos vinhos. Outro ponto alto do evento foi o ciclo de “Conversas com os Enólogos”, num espaço que esteve sempre esgotado e proporcionou a prova comentada de vinhos especiais, apresentados pelos seus enólogos.Foram provados e avaliados mais de mil vinhos, espumantes e aguardentes vínicas no decorrer de 2019. Destes, um total de 68 foram premiados, com maior destaque para a região do Douro, que arrecadou 28 distinções. 

A festa vínica juntou mais de 1200 apreciadores de vinhos, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa.
PAIXÃO PELO VINHO PRESTÍGIO

O prémio Paixão Pelo Vinho “Prestígio”, coube a oito produtores. Entre eles, três vinhos tintos, todos DOC Douro: Costa Boal Homenagem Douro tinto Grande Reserva 2011, da Costa Boal Family Estates; Quinta da Manoella Vinhas Velhas tinto 2016, da Wine & Soul; e Quinta da Oliveirinha Vinha Franca tinto (Touriga Franca) 2013, produzido pela família Alves de Sousa. 

Apenas um vinho branco ganhou “Prestígio”, foi o Terrantez do Pico, com Indicação Geográfica Açores, da colheita de 2018, produzido pela Azores Wine Company. 

Os Vinhos do Porto Vintage 2017 também estiveram em destaque, arrecadando quatro destes prémios mais altos: Portal, da Quinta do Portal; Croft Quinta da Roeda Serikos e Taylor’s Vargellas Vinha Velha, ambos produzidos por Quinta & Vineyard Bottlers – Vinhos; e Quinta das Lamelas, de José António da Fonseca Augusto Guedes.

PAIXÃO PELO VINHO EXCELÊNCIA

A “Excelência”, prémio equivalente às habituais medalhas de ouro, foi entregue a 44 produtores. O Douro destacou-se e veio de lá o único Moscatel premiado – Adega de Favaios Moscatel 1989. A casta Touriga Nacional esteve presente em muitos dos vinhos premiados, como o Quinta da Gricha Talhão 8 tinto 2016, da Churchill Graham. A Quinta do Noval conquistou dois prémios, com os Quinta do Noval tinto Reserva 2016 e Porto Vintage 2017. Também a Quinta da Barca foi distinguida com “Excelência” para os Busto branco Grande Escolha 2017 e tinto Grande Escolha 2016. O Secretum Arinto 2018 e, do mesmo produtor, o Lua Cheia em Vinhas Velhas tinto de Vinhas Velhas Reserva Especial 2016 também foram distinguidos com ouro. Márcio Lopes Winemaker recebeu dois prémios, um para o vinho Proibido DOC Douro tinto de Vinhas Velhas Grande Reserva 2017 e para o Pequenos Rebentos Edição Especial Vinhas Velhas branco (Loureiro) Reserva 2018, DOC Vinho Verde. A casta Alvarinho foi premiada em duas interpretações: Dom Ponciano espumante Bruto Natural 2013 e Soalheiro Primeiras Vinhas 2018. 

A Bairrada destacou-se, com dois prémios para a Adega de Cantanhede: Marquês de Marialva Edição Especial 65 Anos, tinto Garrafeira 2001, da casta Baga; e Marquês de Marialva tinto de Vinhas Velhas Grande Reserva 2013. A região Tejo ficou bem representada, entre outros, pelos vinhos Desalmado tinto 2013 e pelo Bridão Private Collection tinto 2016, ambos da Adega do Cartaxo. 

O Scala Coeli tinto 2015, produzido pela Fundação Eugénio de Almeida; o Monte da Capela 18 Anos tinto Grande Reserva 2016, da Casa Clara; e Mamoré de Borba tinto Grande Reserva 2015, da Sovibor, são bons exemplos de vinhos imperdíveis nascidos no Alentejo. 

A ilha do Pico também brilhou com o Vinha Centenária branco 2017, as Azores Wine Company. Estes são apenas alguns exemplos, entre os melhores vinhos, premiados com Excelência.

PAIXÃO PELO VINHO ESCOLHA

Os prémios “Escolha” valorizam as melhores relações qualidade-preço, foram distinguidos 16 vinhos, como Castelo D’Arez Colheita Selecionada tinto 2016 e branco 2017, da Sociedade Agrícola da Arcebispa, e os Camolas Selection branco Reserva 2018 e tinto Reserva 2017, produzidos pela Adega Camolas, todos da Península de Setúbal, região que se destacou. A lista completa com todos os premiados, pode ser consultada na próxima edição da revista Paixão Pelo Vinho, nas bancas no final de março. Pode consultar todos os premiados na página seguinte.

Foram provados e avaliados mais de mil vinhos, espumantes e aguardentes vínicas no decorrer de 2019. Destes, um total de 68 foram premiados, com maior destaque para a região do Douro, que arrecadou 28 distinções. 
QUALIDADE E VALOR

Para Maria Helena Duarte, fundadora e diretora da revista Paixão Pelo Vinho, “é fundamental reconhecer a qualidade, já que os prémios para além de valorizarem os vinhos e exponenciarem a sua procura nos mercados, interno e externo, dinamizando a economia, também ajudam os apreciadores a escolher os vinhos certos para cada ocasião”. Já João Pereira Santos, diretor adjunto da publicação, destaca que “a qualidade dos vinhos portugueses está cada vez melhor, posicionando-os entre os melhores do mundo!”.

Com tantos e tão bons vinhos, não vão faltar razões para juntar família e amigos em jantares especiais, convívios, boas conversas e grandes brindes! Pode sempre ir acompanhando a seleção de vinhos através do nosso novo website: www.revistapaixaopelovinho.com.



> texto PPV > fotografia Ernesto Fonseca e Sérgio Sacoto
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now