Skip to content Skip to footer

Paixão Pelo Vinho Awards: a celebração dos melhores vinhos de Portugal

A Paixão Pelo Vinho distinguiu os melhores vinhos de 2022 num evento que decorreu no Vila Galé Opera, em Lisboa. A cerimónia foi seguida da primeira festa vínica do ano da revista, que reuniu mais de 20 produtores e na qual foi possível aos participantes experimentar mais de 200 vinhos.

Os Paixão Pelo Vinho Awards distinguem os vinhos que foram considerados os melhores do ano através de uma classificação de 0 a 20 pontos, na sua maioria atribuída em provas cegas. Este ano foram distinguidos 125vinhos dos quais 10 com o prémio ‘Escolha’ – vinhos com boa relação qualidade/preço; 92 premiados com ‘Excelência’ – vinhos entre 18 e 18,9 valores; e 23 distinguidos com o prémio ‘Prestígio’ – vinhos com classificação superior a 19. A lista completa dos vencedores pode ser consultada aqui.

Paixão Pelo Vinho ‘Prestígio’, classificação 19 a 20 valores.

Na cerimónia de entrega de prémios que aconteceu no dia 25 de Março, a diretora da Paixão pelo Vinho, Maria Helena Duarte, salientou que “a revista é um instrumento de descoberta do sedutor mundo que envolve a gastronomia, o (eno)turismo, a cultura e o património, as pessoas e as suas histórias”. E salientou que “o vinho é o mote de união de todos estes aspetos e um motivo de partilha”. É por isso que “cada página da revista é um contributo para consumidores mais informados e para um setor mais vibrante. Ter tantos vinhos premiados enche-nos de orgulho”.

A diretora comunicou diversas novidades entre quais que é agora, em conjunto com o marido Ernesto Fonseca, proprietária da Purple Media e das suas publicações periódicas nas quais se inclui a Paixão Pelo Vinho e que a revista passará “a ser a bimestral”, contando, assim, com mais duas edições por ano. Foi também revelado o calendário dos próximos eventos vínicos da revista, que vão passar por Braga, Porto, Condeixa, Lisboa, Setúbal e Évora, e a data da grande gala dos 18 anos da revista que acontece no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril a 26 de janeiro de 2024.

Maria Helena Duarte e Ernesto Fonseca, novos proprietários da Purple Media e revista Paixão Pelo Vinho

Presença do Instituto da Vinha e do Vinho

A Vice-Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), Sandra Vicente, enalteceu “a iniciativa” e destacou que os vinhos nacionais são “produtos únicos e que se afirmam em Portugal e no mundo pela qualidade, diversidade e excelência”. A responsável deu os parabéns aos produtores presentes e premiados nos Paixão Pelo Vinho Awards e referiu para o IVV é “um orgulho ser parceiro do caminho de sucesso” do vinho português.

Além disso, a Vice-Presidente explicou a importância das políticas públicas ligadas ao sector como o “VITIS, que ao longo de 23 anos tem permitido a reestruturação e reconversão das vinhas, modernizando-as e adaptando-as a uma crescente automatização/mecanização, contribuindo para um significativo aumento da qualidade e diversidade das produções, conferindo especial relevo à proteção das castas autóctones e, consequentemente, propiciando a melhoria do rendimento e da competitividade a nível global”.

A responsável disse que este instrumento já contribuiu para a “reestruturação de mais de 50% da área de vinha de Portugal” e partilhou que este “apoio terá continuidade assegurada até 2027, no âmbito do Plano Estratégico da PAC” num valor total de “72,25 milhões de euros”.

a Vice-Presidente explicou a importância das políticas públicas ligadas ao sector como o “VITIS, que ao longo de 23 anos tem permitido a reestruturação e reconversão das vinhas, modernizando-as e adaptando-as a uma crescente automatização/mecanização,

Promoção é vital

Sandra Vicente fez ainda referência à promoção feita aos vinhos portugueses, que em conjunto com a qualidade dos mesmos, tem contribuído para um maior reconhecimento internacional e agradeceu o “trabalho de promoção realizado pelos produtores, pela ViniPortugal e pelas CVR’s”. Neste âmbito, a responsável realçou “o apoio à promoção em países terceiros no PEPAC” que tem “financiamento assegurado até 2027” e convidou os produtores a candidatarem-se ao programa “no valor de 10 milhões de euros”. E sublinhou que foi “feito um esforço no sentido de uma maior simplificação e desburocratização desta intervenção”. A Vice-Presidente falou ainda do Fórum Anual da ViniPortugal, “um referencial nacional credível, acessível, abrangente, simples e inclusivo” e do reforço “da utilização da marca ‘Wines of Portugal’, como mecanismo privilegiado para a promoção da imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos de excelência”. A iniciativa das Novas Autorizações foi também referida pela Engª Sandra Vicente como “um importante instrumento para o aumento da área de Vinha” e que tem “2 210 hectares disponíveis”.

No final, a Vice-Presidente deixou uma mensagem “de grande otimismo e confiança no futuro” do setor, que acredita “será seguramente de prosperidade e sucesso”.

Sandra Vicente, Vice-Presidente do IVV

Mérito nacional é um orgulho

Quando falamos de premiados, não há como fugir à Costa Boal Family Estates que foi o produtor mais galardoado com 4 distinções ‘Excelência’ e 2 ‘Prestígio’. Marco Seixas, responsável de negócio a nível nacional e internacional da empresa, revelou que estes são “um reconhecimento da qualidade dos vinhos produzidos” e esclareceu que têm um papel “importante na divulgação da marca”. Aliás essa foi a tónica dominante de quase todos os galardoados nos Paixão pelo Vinho Awards. Leonor de Freitas, empresária que está ao comando da Casa Ermelinda de Freitas, destacou que sua história anda a par do trajeto da revista já que a Paixão Pelo Vinho “começou quando entrou no mundo dos vinhos”. Sobre os três prémios atribuídos aos vinhos produzidos pela sua empresa, afirmou que “têm imensa importância e que são uma alegria” já que “representam muito a paixão que têm pelo vinho e por aquilo que é bom e pelo que de melhor se faz no país. É muito importante para promoção e divulgação”. Patrícia Branco, diretora técnica da Mário Lopes Winemaker, produtor que arrecadou dois prémios, realçou o galardão atribuído ao Vinho Verde tinto: “O Touché 2020 foi o culminar de uma busca na tentativa de fazer um vinho de qualidade superior e sinónimo de elegância, delicadeza e finesse. Daí que, o prémio Prestígio atribuído a este vinho seja um motivo de orgulho para nós, porque representa o reconhecimento de todo o esforço e dedicação que colocamos no nosso trabalho, e só nos motiva a continuar o nosso caminho”.

Paixão Pelo Vinho ‘Excelência’, classificação 18 a 18,9 valores.

O que é nacional, é excelente

O responsável da Quinta dos Nogueirões, Hélder Monteiro, sublinhou que “os prémios ‘Excelência’ e ‘Prestígio’, são “uma mais-valia para a divulgação do trabalho como produtor” e “um reconhecimento do trabalho realizado”. Fortunato Garcia, responsável pelo Czar, um vinho com origem no Pico, mostrou-se muito orgulhoso de ter sido galardoado: “Para um produtor tão pequeno como eu, é uma honra, é um reconhecimento ainda para mais no patamar em que foi colocado. Representa que estamos no bom caminho. Dá alento para continuar”. Alves de Sousa foi o segundo produtor mais premiado dos Paixão Pelo Vinho Awards e Patrícia Alves de Sousa, diretora financeira da empresa, avançou que “apesar de não fazerem os vinhos para os prémios”, estes “acabam por ser um reconhecimento por todo o trabalho, sacrifício e paixão que têm na produção dos vinhos”. Em linha com este pensamento está também António Maçanita, da Maçanita Vinhos, que arrebatou três galardões enquanto enólogo e produtor: “Não trabalhamos para os prémios, mas sabem muito bem, em especial para a equipa, e é super importante perceber que somos reconhecidos por uma publicação com vários anos e que tem uma visão global da indústria. É mais uma recompensa do nosso trabalho”.

O Vinho do Porto da Quinta do Cabeceiro foi também um dos premiados e Gabriela Canossa, enóloga responsável da quinta, explicou que para “um produtor muito pequeno, com uma história de vida ainda muito recente” é “entusiasmante receber o prémio ‘Excelência’ no primeiro Porto”, além de ser uma “rampa para alavancar todos os outros produtos” que têm. Por outro lado, Rui Brandão, da Sociedade Agrícola Boas Quintas acrescentou que o prémio recebido “dá motivação, é muito importante para o reconhecimento do que fazem ao longo do ano” e que permite que o “consumidor dê mais valor ao vinho, em especial se ainda não conhece e vai comprar pela primeira vez”.

Artigo escrito por Mafalda Freire, com fotografias de Nuno Belo

A revista Paixão Pelo Vinho provou e classificou, em 2019, mais de mil vinhos em prova cega. Os vinhos e espumantes que se destacaram pelas sedutoras características sensoriais, foram oficialmente premiados, recebendo as distinções “Paixão Pelo Vinho Prestígio”, Paixão Pelo Vinho Excelência” e “Paixão Pelo Vinho Escolha”. O evento realizou-se no passado dia 7 de março e foi partilhado pelos leitores e apreciadores de vinhos, que puderam participar, aplaudir, provar, aprender e brindar! 

O ponto alto de todas as publicações especializadas é sempre o dia em que se festeja o setor, que recebe todas as atenções durante o ano, e se entregam os prémios aos melhores. Assim aconteceu, também, com a revista Paixão Pelo Vinho que, no passado dia 7 de março, juntou produtores e enólogos, para entregar os prémios aos melhores vinhos e espumantes, provados no decorrer de 2019, e celebrar numa festa vínica, que juntou mais de 1200 apreciadores de vinhos, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa. 

O evento contou com a presença de uma seleção de premiados, que estiveram a dar a conhecer os seus vinhos, incluindo alguns convidados como Raríssimo By Osvaldo Amado, Quinta do Gradil e Enoport Wines, que aproveitaram a altura para fazer uma apresentação dos seus novos vinhos. Outro ponto alto do evento foi o ciclo de “Conversas com os Enólogos”, num espaço que esteve sempre esgotado e proporcionou a prova comentada de vinhos especiais, apresentados pelos seus enólogos.Foram provados e avaliados mais de mil vinhos, espumantes e aguardentes vínicas no decorrer de 2019. Destes, um total de 68 foram premiados, com maior destaque para a região do Douro, que arrecadou 28 distinções. 

A festa vínica juntou mais de 1200 apreciadores de vinhos, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa.
PAIXÃO PELO VINHO PRESTÍGIO

O prémio Paixão Pelo Vinho “Prestígio”, coube a oito produtores. Entre eles, três vinhos tintos, todos DOC Douro: Costa Boal Homenagem Douro tinto Grande Reserva 2011, da Costa Boal Family Estates; Quinta da Manoella Vinhas Velhas tinto 2016, da Wine & Soul; e Quinta da Oliveirinha Vinha Franca tinto (Touriga Franca) 2013, produzido pela família Alves de Sousa. 

Apenas um vinho branco ganhou “Prestígio”, foi o Terrantez do Pico, com Indicação Geográfica Açores, da colheita de 2018, produzido pela Azores Wine Company. 

Os Vinhos do Porto Vintage 2017 também estiveram em destaque, arrecadando quatro destes prémios mais altos: Portal, da Quinta do Portal; Croft Quinta da Roeda Serikos e Taylor’s Vargellas Vinha Velha, ambos produzidos por Quinta & Vineyard Bottlers – Vinhos; e Quinta das Lamelas, de José António da Fonseca Augusto Guedes.

PAIXÃO PELO VINHO EXCELÊNCIA

A “Excelência”, prémio equivalente às habituais medalhas de ouro, foi entregue a 44 produtores. O Douro destacou-se e veio de lá o único Moscatel premiado – Adega de Favaios Moscatel 1989. A casta Touriga Nacional esteve presente em muitos dos vinhos premiados, como o Quinta da Gricha Talhão 8 tinto 2016, da Churchill Graham. A Quinta do Noval conquistou dois prémios, com os Quinta do Noval tinto Reserva 2016 e Porto Vintage 2017. Também a Quinta da Barca foi distinguida com “Excelência” para os Busto branco Grande Escolha 2017 e tinto Grande Escolha 2016. O Secretum Arinto 2018 e, do mesmo produtor, o Lua Cheia em Vinhas Velhas tinto de Vinhas Velhas Reserva Especial 2016 também foram distinguidos com ouro. Márcio Lopes Winemaker recebeu dois prémios, um para o vinho Proibido DOC Douro tinto de Vinhas Velhas Grande Reserva 2017 e para o Pequenos Rebentos Edição Especial Vinhas Velhas branco (Loureiro) Reserva 2018, DOC Vinho Verde. A casta Alvarinho foi premiada em duas interpretações: Dom Ponciano espumante Bruto Natural 2013 e Soalheiro Primeiras Vinhas 2018. 

A Bairrada destacou-se, com dois prémios para a Adega de Cantanhede: Marquês de Marialva Edição Especial 65 Anos, tinto Garrafeira 2001, da casta Baga; e Marquês de Marialva tinto de Vinhas Velhas Grande Reserva 2013. A região Tejo ficou bem representada, entre outros, pelos vinhos Desalmado tinto 2013 e pelo Bridão Private Collection tinto 2016, ambos da Adega do Cartaxo. 

O Scala Coeli tinto 2015, produzido pela Fundação Eugénio de Almeida; o Monte da Capela 18 Anos tinto Grande Reserva 2016, da Casa Clara; e Mamoré de Borba tinto Grande Reserva 2015, da Sovibor, são bons exemplos de vinhos imperdíveis nascidos no Alentejo. 

A ilha do Pico também brilhou com o Vinha Centenária branco 2017, as Azores Wine Company. Estes são apenas alguns exemplos, entre os melhores vinhos, premiados com Excelência.

PAIXÃO PELO VINHO ESCOLHA

Os prémios “Escolha” valorizam as melhores relações qualidade-preço, foram distinguidos 16 vinhos, como Castelo D’Arez Colheita Selecionada tinto 2016 e branco 2017, da Sociedade Agrícola da Arcebispa, e os Camolas Selection branco Reserva 2018 e tinto Reserva 2017, produzidos pela Adega Camolas, todos da Península de Setúbal, região que se destacou. A lista completa com todos os premiados, pode ser consultada na próxima edição da revista Paixão Pelo Vinho, nas bancas no final de março. Pode consultar todos os premiados na página seguinte.

Foram provados e avaliados mais de mil vinhos, espumantes e aguardentes vínicas no decorrer de 2019. Destes, um total de 68 foram premiados, com maior destaque para a região do Douro, que arrecadou 28 distinções. 
QUALIDADE E VALOR

Para Maria Helena Duarte, fundadora e diretora da revista Paixão Pelo Vinho, “é fundamental reconhecer a qualidade, já que os prémios para além de valorizarem os vinhos e exponenciarem a sua procura nos mercados, interno e externo, dinamizando a economia, também ajudam os apreciadores a escolher os vinhos certos para cada ocasião”. Já João Pereira Santos, diretor adjunto da publicação, destaca que “a qualidade dos vinhos portugueses está cada vez melhor, posicionando-os entre os melhores do mundo!”.

Com tantos e tão bons vinhos, não vão faltar razões para juntar família e amigos em jantares especiais, convívios, boas conversas e grandes brindes! Pode sempre ir acompanhando a seleção de vinhos através do nosso novo website: www.revistapaixaopelovinho.com.



> texto PPV > fotografia Ernesto Fonseca e Sérgio Sacoto
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now