Skip to content Skip to footer

Tacoaria – Casas de Campo: Um refúgio a descobrir!

A região centro, é reconhecida essencialmente pela sua diversidade de oferta. Esta zona hospitaleira por excelência é referência pelo seu património cultural, pela sua gastronomia e vinhos e pela preservação de tradições e costumes ancestrais. Aqui, em Seiça, nasceu um novo espaço, que antecipa um refúgio de exclusividade: a Tacoaria Casas de Campo. A história da localidade está ligada à produção de tacos de barro, realizada no passado.

Tacoaria – Casas de Campo, é um empreendimento turístico em espaço rural, localizado na localidade de Seiça, uma das freguesias mais antigas do concelho de Ourém, bem no coração da região centro. É composto por três casas distintas, a Casa Azul, a Casa Tacoaria e a Casa das Andorinhas. Foi em junho de 2021, que o proprietário Carlos Oliveira abriu as portas do seu empreendimento, um desejo nascido da inspiração do legado deixado pelos seus familiares, uma casa de família dos seus trisavós – a Casa Azul, um edifício com cerca de 300 anos. Com uma longa experiência e com negócios em vários sectores de atividade, o proprietário refere a Tacoaria como “um projeto de vida” ao qual tem dedicado grande parte do seu tempo nos últimos anos.

o refúgio ideal para escapar à rotina e para umas férias ou um fim de semana perfeito, na pacatez de uma pequena aldeia

O CONCEITO 

Desde o começo do projeto, o respeito pelo ambiente, a sustentabilidade do empreendimento e a sua contribuição para o desenvolvimento local, foram uma prioridade. Com uma arquitetura totalmente integrada no espaço, as casas dispõem de espaços amplos, com uma incomparável luminosidade, pensados ao detalhe para oferecer uma experiência inesquecível. Os interiores destacam-se pelos acabamentos de qualidade e pelo bom gosto que reproduz um exclusivo equilíbrio estético entre o minimalismo e algumas peças de mobiliário antigas e únicas. Com este conceito o objetivo é maximizar o conforto e proporcionar o máximo da qualidade de vida e bem-estar aos hóspedes.

O espaço verde exterior pertencente à casa principal é preenchido com um extenso relvado, árvores de fruto e vinha.

A envolvente do espaço é privilegiada pela tranquilidade e pela vida bucólica deste lugar, que são apenas alguns dos ingredientes à espera de quem o visita. Este empreendimento é o resultado da paixão por criar um lugar único e especial, aqui cada casa é um refúgio, uma oportunidade ímpar para alcançar o equilíbrio entre o corpo e a mente, é esta a proposta da Tacoaria -Casas de Campo. Aqui, durante a primavera e o verão, o bom tempo convida os hóspedes, e sugere um mergulho refrescante na belíssima piscina de água salgada, inserida no espaço exterior da Casa Tacoaria e mantida com elevados padrões de qualidade da água. É garantido que a segurança e o bem-estar, são a prioridades neste espaço.

AS CASAS E O ESPAÇO

As três casas foram alvo de recuperação, exterior e interior, preservando traços e características originais, assegurando uma identidade única, conforto e bem-estar.

A Casa Azul, de herança familiar e fundadora do projeto, tem um terraço privado e uma pequena área jardinada que oferece uma ligação exclusiva entre o interior e o exterior. Possui cerca de 220 m2 de área e permite a ocupação até seis pessoas, tem três quartos com quatro camas e três casas de banho.

A casa principal, a Tacoaria, a maior das casas de campo e denominada por Casa Mãe, tem um design único. Foi desejo do proprietário a manutenção de alguns traços originais da construção em pedra, de forma a realçar o passado do edifício e garantir que a identidade desta terra não se perca. A propriedade é inteiramente murada, para garantir o conforto, mas também muita privacidade. Esta casa possui 250 m2 e tem capacidade para dez pessoas. Dispõe de uma cozinha totalmente equipada e espaços comuns amplos, com quatro quartos, oito camas e quatro casas de banho. Dispõe de lugares de estacionamento privado e destaca-se por integrar um magnífico e bem cuidado espaço exterior com oliveiras centenárias, árvores de fruto, uma pequena vinha e uma piscina de água salgada, que é um “must” para os dias quentes. Aqui os hóspedes podem encontrar uma churrasqueira e mesas para a sua utilização, bem como uma casa de banho exclusiva desta área.

Este empreendimento é o resultado da paixão por criar um lugar único e especial, aqui cada casa é um refúgio, uma oportunidade ímpar para alcançar o equilíbrio entre o corpo e a mente.

A Casa das Andorinhas encontra-se localizada perto da Casa Mãe e podem ligar-se. Esta manteve também parte das características originais. Tem um bonito alpendre no primeiro piso, com vista para a envolvente rural e um pátio murado, ideal para desfrutar de um bom livro ou de uma bebida refrescante no verão. A casa dispõe de 150 m2 de área, em dois pisos, com capacidade até quatro pessoas, dois quartos, duas camas e duas casas de banho, sendo que cada piso pode ser usado de forma independente.

Todas as alternativas foram pensadas para responder aos desejos e às características únicas de cada hóspede. Todas as casas dispõem de televisão e Wi-Fi, quartos com têxteis 100% algodão e cozinhas totalmente equipadas.

A Tacoaria – Casas de Campo reflete, assim, a dedicação à plena satisfação dos seus clientes privilegiando a oferta de experiências únicas, através de um atendimento de excelência. É o refúgio ideal para escapar à rotina e para umas férias ou um fim de semana perfeito, na pacatez de uma pequena aldeia no Centro de Portugal.

ROTEIROS

A diversidade da oferta é surpreendente, o que permite aos hóspedes da Tacoaria optarem por uma estadia tranquila de paz e recolhimento ou por uma viagem surpreendente a explorar todo potencial da oferta envolvente, desde o azul do mar ao verde profundo da natureza.

Bem perto, pode-se visitar o Castelo de Ourém e a sua igreja matriz; as grutas da Moeda, em Fátima; o icónico Mosteiro da Batalha; o Castelo de Tomar com o Convento de Cristo, que é classificado como Património Mundial da Humanidade; o Castelo de Almourol, que em conjunto com o Convento de Cristo integra a rota dos Templários; o Castelo de Torres Novas; o Castelo de Porto de Mós e o Castelo de Leiria; entre outros.

Na zona, o turismo religioso é um ícone, a 10 minutos encontra-se o Santuário de Fátima, um dos santuários Marianos mais importantes do mundo.

Enquadrado no turismo de natureza, visite o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, que integra o Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros. Para os adeptos das atividades náuticas, Ferreira do Zêzere é o destino ideal. A 15 minutos está a praia fluvial do Agroal, no rio Nabão, inserida numa zona verdejante de grande beleza natural, conhecida pelas suas propriedades terapêuticas. Também a praia da Nazaré, uma zona balnear de referência, com coloridas tradições da pesca ou atração mundial pelo surf e ondas.

O concelho de Ourém está inserido na região vitivinícola de Lisboa, não deixe de visitar a Quinta do Montalto, com vinhos de produção biológica é uma referência na produção do histórico vinho Medieval.

CONTACTOS:

reservas@tacoaria.pt | T. +351 968 508 964

A revista Paixão Pelo Vinho provou e classificou, em 2019, mais de mil vinhos em prova cega. Os vinhos e espumantes que se destacaram pelas sedutoras características sensoriais, foram oficialmente premiados, recebendo as distinções “Paixão Pelo Vinho Prestígio”, Paixão Pelo Vinho Excelência” e “Paixão Pelo Vinho Escolha”. O evento realizou-se no passado dia 7 de março e foi partilhado pelos leitores e apreciadores de vinhos, que puderam participar, aplaudir, provar, aprender e brindar! 

O ponto alto de todas as publicações especializadas é sempre o dia em que se festeja o setor, que recebe todas as atenções durante o ano, e se entregam os prémios aos melhores. Assim aconteceu, também, com a revista Paixão Pelo Vinho que, no passado dia 7 de março, juntou produtores e enólogos, para entregar os prémios aos melhores vinhos e espumantes, provados no decorrer de 2019, e celebrar numa festa vínica, que juntou mais de 1200 apreciadores de vinhos, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa. 

O evento contou com a presença de uma seleção de premiados, que estiveram a dar a conhecer os seus vinhos, incluindo alguns convidados como Raríssimo By Osvaldo Amado, Quinta do Gradil e Enoport Wines, que aproveitaram a altura para fazer uma apresentação dos seus novos vinhos. Outro ponto alto do evento foi o ciclo de “Conversas com os Enólogos”, num espaço que esteve sempre esgotado e proporcionou a prova comentada de vinhos especiais, apresentados pelos seus enólogos.Foram provados e avaliados mais de mil vinhos, espumantes e aguardentes vínicas no decorrer de 2019. Destes, um total de 68 foram premiados, com maior destaque para a região do Douro, que arrecadou 28 distinções. 

A festa vínica juntou mais de 1200 apreciadores de vinhos, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa.
PAIXÃO PELO VINHO PRESTÍGIO

O prémio Paixão Pelo Vinho “Prestígio”, coube a oito produtores. Entre eles, três vinhos tintos, todos DOC Douro: Costa Boal Homenagem Douro tinto Grande Reserva 2011, da Costa Boal Family Estates; Quinta da Manoella Vinhas Velhas tinto 2016, da Wine & Soul; e Quinta da Oliveirinha Vinha Franca tinto (Touriga Franca) 2013, produzido pela família Alves de Sousa. 

Apenas um vinho branco ganhou “Prestígio”, foi o Terrantez do Pico, com Indicação Geográfica Açores, da colheita de 2018, produzido pela Azores Wine Company. 

Os Vinhos do Porto Vintage 2017 também estiveram em destaque, arrecadando quatro destes prémios mais altos: Portal, da Quinta do Portal; Croft Quinta da Roeda Serikos e Taylor’s Vargellas Vinha Velha, ambos produzidos por Quinta & Vineyard Bottlers – Vinhos; e Quinta das Lamelas, de José António da Fonseca Augusto Guedes.

PAIXÃO PELO VINHO EXCELÊNCIA

A “Excelência”, prémio equivalente às habituais medalhas de ouro, foi entregue a 44 produtores. O Douro destacou-se e veio de lá o único Moscatel premiado – Adega de Favaios Moscatel 1989. A casta Touriga Nacional esteve presente em muitos dos vinhos premiados, como o Quinta da Gricha Talhão 8 tinto 2016, da Churchill Graham. A Quinta do Noval conquistou dois prémios, com os Quinta do Noval tinto Reserva 2016 e Porto Vintage 2017. Também a Quinta da Barca foi distinguida com “Excelência” para os Busto branco Grande Escolha 2017 e tinto Grande Escolha 2016. O Secretum Arinto 2018 e, do mesmo produtor, o Lua Cheia em Vinhas Velhas tinto de Vinhas Velhas Reserva Especial 2016 também foram distinguidos com ouro. Márcio Lopes Winemaker recebeu dois prémios, um para o vinho Proibido DOC Douro tinto de Vinhas Velhas Grande Reserva 2017 e para o Pequenos Rebentos Edição Especial Vinhas Velhas branco (Loureiro) Reserva 2018, DOC Vinho Verde. A casta Alvarinho foi premiada em duas interpretações: Dom Ponciano espumante Bruto Natural 2013 e Soalheiro Primeiras Vinhas 2018. 

A Bairrada destacou-se, com dois prémios para a Adega de Cantanhede: Marquês de Marialva Edição Especial 65 Anos, tinto Garrafeira 2001, da casta Baga; e Marquês de Marialva tinto de Vinhas Velhas Grande Reserva 2013. A região Tejo ficou bem representada, entre outros, pelos vinhos Desalmado tinto 2013 e pelo Bridão Private Collection tinto 2016, ambos da Adega do Cartaxo. 

O Scala Coeli tinto 2015, produzido pela Fundação Eugénio de Almeida; o Monte da Capela 18 Anos tinto Grande Reserva 2016, da Casa Clara; e Mamoré de Borba tinto Grande Reserva 2015, da Sovibor, são bons exemplos de vinhos imperdíveis nascidos no Alentejo. 

A ilha do Pico também brilhou com o Vinha Centenária branco 2017, as Azores Wine Company. Estes são apenas alguns exemplos, entre os melhores vinhos, premiados com Excelência.

PAIXÃO PELO VINHO ESCOLHA

Os prémios “Escolha” valorizam as melhores relações qualidade-preço, foram distinguidos 16 vinhos, como Castelo D’Arez Colheita Selecionada tinto 2016 e branco 2017, da Sociedade Agrícola da Arcebispa, e os Camolas Selection branco Reserva 2018 e tinto Reserva 2017, produzidos pela Adega Camolas, todos da Península de Setúbal, região que se destacou. A lista completa com todos os premiados, pode ser consultada na próxima edição da revista Paixão Pelo Vinho, nas bancas no final de março. Pode consultar todos os premiados na página seguinte.

Foram provados e avaliados mais de mil vinhos, espumantes e aguardentes vínicas no decorrer de 2019. Destes, um total de 68 foram premiados, com maior destaque para a região do Douro, que arrecadou 28 distinções. 
QUALIDADE E VALOR

Para Maria Helena Duarte, fundadora e diretora da revista Paixão Pelo Vinho, “é fundamental reconhecer a qualidade, já que os prémios para além de valorizarem os vinhos e exponenciarem a sua procura nos mercados, interno e externo, dinamizando a economia, também ajudam os apreciadores a escolher os vinhos certos para cada ocasião”. Já João Pereira Santos, diretor adjunto da publicação, destaca que “a qualidade dos vinhos portugueses está cada vez melhor, posicionando-os entre os melhores do mundo!”.

Com tantos e tão bons vinhos, não vão faltar razões para juntar família e amigos em jantares especiais, convívios, boas conversas e grandes brindes! Pode sempre ir acompanhando a seleção de vinhos através do nosso novo website: www.revistapaixaopelovinho.com.



> texto PPV > fotografia Ernesto Fonseca e Sérgio Sacoto
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now