A João Portugal Ramos Vinhos acabou de apresentar a colheita 2020 do Pouca Roupa Rosé e Pouca Roupa Branco, dois vinhos de uma das marcas mais ousadas do seu portefólio que chegam ao mercado com uma novidade – são agora vegans.
Criado em 2014 pelo enólogo João Maria Portugal Ramos, filho do produtor e também enólogo João Portugal Ramos, o Pouca Roupa – que toma nome do Monte Alentejano onde se encontra a sua vinha – assumiu-se como uma marca jovem e trendy, com um posicionamento irreverente, que procura diferenciar-se pela sua linguagem emocional e de proximidade. Sendo vocacionado para as gerações mais cosmopolitas, é a companhia ideal para os encontros presenciais ou virtuais de namorados e amigos que procuram momentos informais ou de descontração.
Agora vegans, Pouca Roupa Rosé e Pouca Roupa Branco, nas suas colheitas de 2020, recorrem apenas a proteínas de origem vegetal nos seus processos de clarificação (que tornam os vinhos mais límpidos e conserváveis), e prometem por isso ser uma companhia diferente já para o próximo dia dos namorados, debaixo do mote “Namore com Pouca Roupa”.
Pouca Roupa Branco:
De cor citrina, aroma fino e intenso, com notas de fruta tropical. Na boca a acidez está bem presente e casada com a doçura da fruta. Um final de boca longo e persistente. Acompanha bem peixe, marisco, carnes brancas e pastas. Revela-se ainda um ótimo aperitivo e uma boa companhia, por exemplo, enquanto se preparam refeições em casa.

Pouca Roupa Rosé:
De cor salmão aberta. O aroma é marcado por frutos vermelhos, bem casados com uma componente vegetal viva. Na boca sente-se um vinho com volume, acidez bem equilibrada e de final prolongado. Um excelente aperitivo, acompanha bem saladas mediterrânicas e culinária oriental. Ideal para quando, por exemplo, o teletrabalho não dá tréguas e ao final do dia nos presenteamos com um sushi entregue em casa.

Pouca Roupa Tinto:
De cor rubi com tons violeta. Aroma de frutos vermelhos como a cereja, amoras e cássis, envolvidos por suaves notas balsâmicas. Na boca os taninos são suaves, mas bem presentes, revelando grande final de prova. Um bom acompanhamento de pratos de caça, carnes vermelhas e culinária tradicional portuguesa. Mas, a melhor sugestão, são ainda os petiscos de final de tarde.

À venda em garrafeiras e na grande distribuição. PVP recomendado: 4,49€