Já estão no mercado os mais recentes vinhos do produtor João Portugal Ramos.
Marquês de Borba Colheita branco 2022 e o Marquês de Borba Colheita tinto 2021. Estas são as novas colheitas apresentadas pelo produtor ao mercado nacional.
Proveniente das castas Arinto, Antão Vaz e Viognier, o Marquês de Borba Colheita branco 2022, contou com uma vindima manual, onde as uvas foram colhidas de manhã cedo, para pequenas caixas, com o objetivo de preservar a frescura, sendo depois arrefecidas numa câmara frigorífica antes de serem vinificadas. A fermentação decorreu em cubas de inox com controle de temperatura. De cor citrina aberta, no aroma sobressaem também notas citrinas com um ligeiro mineral. Na boca, apresenta uma boa estrutura com acidez bem marcada e casada, sendo o seu final longo. No que toca às sugestões de harmonização, este branco pode ser servido como aperitivo ou para acompanhar pratos de peixe, vegetarianos, ovos e saladas.
O Marquês de Borba Colheita tinto 2021, por seu lado, resulta de um blend das castas Aragonez, Trincadeira, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Petit Verdot e Merlot. Com uma vindima manual e mecânica, no seu processo de vinificação, as uvas foram desengaçadas, esmagadas e arrefecidas. Após uma maceração pré-fermentativa, uma parte das uvas foi fermentada em lagares de mármore e as restantes em cubas de inox com controle de temperatura. Já o estágio decorreu durante seis meses em meias pipas de carvalho francês e americano, de segundo e terceiro ano. No copo, apresenta uma excelente concentração aromática. Mostra-se um tinto intenso de fruta, com aromas de amoras, cassis e compotas. Os seus taninos são suaves e tem um bom equilíbrio entre fruta, acidez e taninos.
- P.V.P Recomendado| Marquês de Borba Colheita Branco: 7,49€
- P.V.P Recomendado| Marquês de Borba Colheita Tinto: 7,49€