Skip to content Skip to footer

Nunes Real Marisqueira: um sofisticado mergulho à pureza dos sabores

Com mais de 20 anos de história, a Nunes Real Marisqueira é um dos restaurantes icónicos de Lisboa, onde a paixão pelo mar e a excelência da gastronomia portuguesa se unem. Há dois anos que está num espaço renovado, dando aos clientes um ambiente sofisticado e acolhedor, com um serviço de altíssimo nível. Para além dos mariscos e peixes frescos que lhe deram fama, há uma garrafeira impressionante, com cerca de 400 referências. Situada no Restelo, esta é uma paragem obrigatória para todos os que desejam uma experiência gastronómica única e memorável.

A Nunes Real Marisqueira é mais do que um restaurante – é um tributo ao mar, à pesca artesanal e à excelência da gastronomia portuguesa. Situada na Rua Bartolomeu Dias, no Restelo, perto do Centro Cultural de Belém, esta casa emblemática celebra duas décadas de dedicação à qualidade e ao sabor. Num novo espaço, a marisqueira apresenta-se impactante, sem perder a essência que a tornou referência na capital.

O novo espaço é uma obra de arte por si só. Com inspiração Art Déco dos anos 50, mistura elementos náuticos com um design arrojado. “Uma homenagem da nossa família à pesca artesanal e aos artistas e artesãos Portugueses”, dizem Miguel e Vanda Nunes, proprietários da marisqueira. A predominância do azul e dourado, vitrais coloridos e esculturas em fibra de vidro conferem ao ambiente um toque sofisticado. Destaque para o chão “Terrazzo”, que ocupa quase mil metros quadrados com um desenho único, pintado com 52 cores. 

Além da estética, o espaço foi pensado para garantir conforto e exclusividade, oferecendo ambientes variados, adequados a todas as ocasiões. Desde a sala principal, com sofás envolventes que garantem privacidade, até uma sala VIP para eventos exclusivos e uma esplanada inaugurada no verão, que adiciona 50 lugares aos 200 já existentes no interior. Uma enorme estátua de sereia e um aquário de 9 metros dão as boas-vindas, enquanto uma figura de Neptuno presta homenagem ao mar. A cozinha aberta, o sofisticado bar e uma sala que simula o interior de um barco completam a experiência.

O compromisso com a qualidade reflete-se em cada detalhe – desde o cuidado na seleção dos produtos até ao serviço personalizado. A cozinha aberta permite aos clientes espreitar o trabalho dedicado dos chefs, que utilizam as técnicas mais adequadas para cada iguaria: forno, brasa, vapor ou até mesmo crua.

Sabores que surpreendem e encantam

A ementa da Nunes Real Marisqueira é um convite a explorar os melhores sabores do mar (e da terra). As entradas prometem abrir o apetite com opções como Salmão Gravlax, Presunto 100% Ibérico Bolota ou o Bisque de marisco com massa folhada, uma homenagem ao chef Paul Bocuse. Para partilhar, destacam-se as Ostras fritas, as Puntillitas fritas, o Casco de santola, o Prego de lavagante e a Mista de mariscos. Clássicos desta casa são também Lagosta ou Lavagante à basca, apresentado numa travessa, vem a carcaça já com todo o miolo cortado, acompanhado de batatas fritas às rodelas e ovos estrelados sobrepostos, uma loucura!

Os pratos principais apresentam clássicos intemporais, como o Arroz de marisco, o Arroz de lagosta ou a Lagosta à basca, bem como opções mais contemporâneas como o Caril Thai de gambas. Para quem aprecia peixe fresco, a montra exibe iguarias que podem incluir Filetes de peixe-galo com açorda de ovas, Bife de atum grelhado ou Robalo à Bolhão Pato. Já os apreciadores de carne encontram cortes nobres como Wagyu beef e Kobe beef, que podem ser acompanhados por guarnições à escolha.

E para terminar em grande, as sobremesas prometem criar memórias felizes. Entre as sugestões estão a Tarte de limão merengada, o Pudim à Nunes e a Pavlova de caramelo salgado ou de frutos silvestres e o Bolo de chocolate. Se já não tiver muito espaço, pode sempre optar pelo Sorbetto de limão com vodka, servido em flute.

A Carta de vinhos

Uma experiência gastronómica desta magnitude só poderia ser complementada por uma carta de vinhos e um serviço de vinhos à altura. Com cerca de 400 referências de todos os tipos e de todas as regiões produtoras em Portugal, sem esquecer vinhos licorosos e espumantes, bem como vinhos do mundo e Champagnes, a seleção de vinhos é cuidadosamente orientada pelo escanção Gabriel Duarte, garantindo diversidade para conquistar harmonia entre os pratos e os vinhos. De destacar que os preços praticados são bastante aceitáveis, comparativamente a muitos outros restaurantes, que vêm nesta carta um espaço para escrever muitos números, tornando-a inacessível a muitos apreciadores. 

Um compromisso com a excelência

Para Miguel e Vanda Nunes, proprietários da marisqueira, a prioridade é criar um espaço que acolha todos os públicos e ocasiões. “Queremos que a Nunes Real Marisqueira seja o local ideal para todos os momentos, especiais ou do dia a dia: um almoço de negócios, um jantar com a família, ou um copo com amigos. Queremos ser uma segunda casa de quem nos visita e faz questão de voltar”, afirmam.

Com um ambiente que une luxo e tradição, a Nunes Real Marisqueira reforça a sua posição como um dos melhores destinos gastronómicos de Lisboa. Entre sabores inigualáveis e um espaço visualmente encantador, é impossível não querer regressar.


Texto: Maria Helena Duarte | Fotografias: Ernesto Fonseca e D. R.

Este artigo está publicado na edição 97 da revista Paixão Pelo Vinho

A revista Paixão Pelo Vinho provou e classificou, em 2019, mais de mil vinhos em prova cega. Os vinhos e espumantes que se destacaram pelas sedutoras características sensoriais, foram oficialmente premiados, recebendo as distinções “Paixão Pelo Vinho Prestígio”, Paixão Pelo Vinho Excelência” e “Paixão Pelo Vinho Escolha”. O evento realizou-se no passado dia 7 de março e foi partilhado pelos leitores e apreciadores de vinhos, que puderam participar, aplaudir, provar, aprender e brindar! 

O ponto alto de todas as publicações especializadas é sempre o dia em que se festeja o setor, que recebe todas as atenções durante o ano, e se entregam os prémios aos melhores. Assim aconteceu, também, com a revista Paixão Pelo Vinho que, no passado dia 7 de março, juntou produtores e enólogos, para entregar os prémios aos melhores vinhos e espumantes, provados no decorrer de 2019, e celebrar numa festa vínica, que juntou mais de 1200 apreciadores de vinhos, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa. 

O evento contou com a presença de uma seleção de premiados, que estiveram a dar a conhecer os seus vinhos, incluindo alguns convidados como Raríssimo By Osvaldo Amado, Quinta do Gradil e Enoport Wines, que aproveitaram a altura para fazer uma apresentação dos seus novos vinhos. Outro ponto alto do evento foi o ciclo de “Conversas com os Enólogos”, num espaço que esteve sempre esgotado e proporcionou a prova comentada de vinhos especiais, apresentados pelos seus enólogos.Foram provados e avaliados mais de mil vinhos, espumantes e aguardentes vínicas no decorrer de 2019. Destes, um total de 68 foram premiados, com maior destaque para a região do Douro, que arrecadou 28 distinções. 

A festa vínica juntou mais de 1200 apreciadores de vinhos, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa.
PAIXÃO PELO VINHO PRESTÍGIO

O prémio Paixão Pelo Vinho “Prestígio”, coube a oito produtores. Entre eles, três vinhos tintos, todos DOC Douro: Costa Boal Homenagem Douro tinto Grande Reserva 2011, da Costa Boal Family Estates; Quinta da Manoella Vinhas Velhas tinto 2016, da Wine & Soul; e Quinta da Oliveirinha Vinha Franca tinto (Touriga Franca) 2013, produzido pela família Alves de Sousa. 

Apenas um vinho branco ganhou “Prestígio”, foi o Terrantez do Pico, com Indicação Geográfica Açores, da colheita de 2018, produzido pela Azores Wine Company. 

Os Vinhos do Porto Vintage 2017 também estiveram em destaque, arrecadando quatro destes prémios mais altos: Portal, da Quinta do Portal; Croft Quinta da Roeda Serikos e Taylor’s Vargellas Vinha Velha, ambos produzidos por Quinta & Vineyard Bottlers – Vinhos; e Quinta das Lamelas, de José António da Fonseca Augusto Guedes.

PAIXÃO PELO VINHO EXCELÊNCIA

A “Excelência”, prémio equivalente às habituais medalhas de ouro, foi entregue a 44 produtores. O Douro destacou-se e veio de lá o único Moscatel premiado – Adega de Favaios Moscatel 1989. A casta Touriga Nacional esteve presente em muitos dos vinhos premiados, como o Quinta da Gricha Talhão 8 tinto 2016, da Churchill Graham. A Quinta do Noval conquistou dois prémios, com os Quinta do Noval tinto Reserva 2016 e Porto Vintage 2017. Também a Quinta da Barca foi distinguida com “Excelência” para os Busto branco Grande Escolha 2017 e tinto Grande Escolha 2016. O Secretum Arinto 2018 e, do mesmo produtor, o Lua Cheia em Vinhas Velhas tinto de Vinhas Velhas Reserva Especial 2016 também foram distinguidos com ouro. Márcio Lopes Winemaker recebeu dois prémios, um para o vinho Proibido DOC Douro tinto de Vinhas Velhas Grande Reserva 2017 e para o Pequenos Rebentos Edição Especial Vinhas Velhas branco (Loureiro) Reserva 2018, DOC Vinho Verde. A casta Alvarinho foi premiada em duas interpretações: Dom Ponciano espumante Bruto Natural 2013 e Soalheiro Primeiras Vinhas 2018. 

A Bairrada destacou-se, com dois prémios para a Adega de Cantanhede: Marquês de Marialva Edição Especial 65 Anos, tinto Garrafeira 2001, da casta Baga; e Marquês de Marialva tinto de Vinhas Velhas Grande Reserva 2013. A região Tejo ficou bem representada, entre outros, pelos vinhos Desalmado tinto 2013 e pelo Bridão Private Collection tinto 2016, ambos da Adega do Cartaxo. 

O Scala Coeli tinto 2015, produzido pela Fundação Eugénio de Almeida; o Monte da Capela 18 Anos tinto Grande Reserva 2016, da Casa Clara; e Mamoré de Borba tinto Grande Reserva 2015, da Sovibor, são bons exemplos de vinhos imperdíveis nascidos no Alentejo. 

A ilha do Pico também brilhou com o Vinha Centenária branco 2017, as Azores Wine Company. Estes são apenas alguns exemplos, entre os melhores vinhos, premiados com Excelência.

PAIXÃO PELO VINHO ESCOLHA

Os prémios “Escolha” valorizam as melhores relações qualidade-preço, foram distinguidos 16 vinhos, como Castelo D’Arez Colheita Selecionada tinto 2016 e branco 2017, da Sociedade Agrícola da Arcebispa, e os Camolas Selection branco Reserva 2018 e tinto Reserva 2017, produzidos pela Adega Camolas, todos da Península de Setúbal, região que se destacou. A lista completa com todos os premiados, pode ser consultada na próxima edição da revista Paixão Pelo Vinho, nas bancas no final de março. Pode consultar todos os premiados na página seguinte.

Foram provados e avaliados mais de mil vinhos, espumantes e aguardentes vínicas no decorrer de 2019. Destes, um total de 68 foram premiados, com maior destaque para a região do Douro, que arrecadou 28 distinções. 
QUALIDADE E VALOR

Para Maria Helena Duarte, fundadora e diretora da revista Paixão Pelo Vinho, “é fundamental reconhecer a qualidade, já que os prémios para além de valorizarem os vinhos e exponenciarem a sua procura nos mercados, interno e externo, dinamizando a economia, também ajudam os apreciadores a escolher os vinhos certos para cada ocasião”. Já João Pereira Santos, diretor adjunto da publicação, destaca que “a qualidade dos vinhos portugueses está cada vez melhor, posicionando-os entre os melhores do mundo!”.

Com tantos e tão bons vinhos, não vão faltar razões para juntar família e amigos em jantares especiais, convívios, boas conversas e grandes brindes! Pode sempre ir acompanhando a seleção de vinhos através do nosso novo website: www.revistapaixaopelovinho.com.



> texto PPV > fotografia Ernesto Fonseca e Sérgio Sacoto
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now