Skip to content Skip to footer

Simplesmente… Vinho junta mais de 1000 vignerons no Porto, de 22 a 25 de fevereiro, na Alfândega do porto.

De 22 a 25 de fevereiro os vinhos e a comida da Geórgia marcam a 12º edição do “simplesmente… Vinho”, que vai realizar um leilão solidário em prol da HumanWinety e a SOS Cabedelo, na quinta-feira, dia 22 de fevereiro, a partir das 20h00, no Salão Nobre da Alfândega do Porto.

De 22 a 25 de fevereiro, na Alfandega do Porto, decorre o simplesmente… Vinho que chega este ano a doze edições consecutivas. O único salão­ em Portugal dedicado aos vinhos, petiscos, música e arte, este ano tem como país convidado a Geórgia, que inspira o jantar leilão solidário cujas receitas reverterão para a HumanWinety e a SOS Cabedelo. O momento está marcado para o dia 22 de fevereiro, a partir das 20h00, no Salão Nobre da Alfândega do Porto, mas o leilão de obras de 55 artistas e garrafas de mais de 100 vignerons, já está a decorrer online e acontece presencialmente nesta data. O valor do jantar começa nos cem euros e vai até onde cada um desejar – será uma primeira contribuição solidária. Arrematar um ou vários dos lotes do Leilão, cujo catálogo é assinado pelo designer José Albergaria, será outra forma de os cidadãos empenhados dizerem «presente». “Trazer a Geórgia ao Porto é sonho antigo, que este ano temos finalmente oportunidade de concretizar. E será com a Geórgia à mesa, nos pratos e copos, nos ouvidos e alma, que vamos realizar o Leilão Solidário”, diz João Roseira, responsável pela organização do evento.

De 22 a 25 de fevereiro, na Alfandega do Porto, decorre o simplesmente… Vinho

Ao longo dos quatro dias do evento, o país, a Geórgia, berço mundial do vinho, será o mote para a celebração. Comidas, bebidas e arte que têm o seu momento alto no jantar solidário, tipicamente georgiano, com o famoso Supra, com a assinatura do chef Archil Shinjikashvili e que, graças ao esforço e empenho da Embaixada da Geórgia, conta, também, com o premiado ensemble Shvidkatsa que se desloca propositadamente a Portugal para atuar no jantar, durante o qual decorre o Leilão de Arte + Vinho Solidário.

“Ser simplesmente…Vinho implica responsabilidade ambiental e social e são essas facetas da nossa identidade que queremos acentuar quando festejamos uma dúzia de edições. Do país que é nosso convidado de honra virão 11 vignerons de referência, com diferentes estilos, várias proveniências, que recorrem a castas variadas e têm muitas histórias para contar”, adianta o mentor do projeto.

As 55 obras a leilão são de artistas como Vhils, Meinke Flesseman, Paula Mota, Paulo Ramuni, Eugenio Ampudia, Sandra Rocha, Feio, Rosarinho Cruz, Inês Barracha ou Henrique do Vale. Os lotes de garrafas de vinho de vignerons diferentes, como Niepoort, Barbeito, Quinta do Mouro, Quinta das Bágeiras, Quinta da Pellada ou Soalheiro, bem como seis vignerons da Geórgia, meia dúzia de Espanha e dezenas de outros de Portugal, reforçam este leilão.

A ação solidária tem o objetivo apoiar pessoas e instituições que são uma referência no setor:

A HumanWinety, liderada por Bento Amaral e Cláudio Martins, é um exemplo da inclusão e diversidade que desafia o status quo para integrar minorias ou pessoas com deficiências físicas e/ou intelectuais, neste setor dinâmico. Os seus esforços já resultaram em benefícios tangíveis, evidenciando o impacto transformador da inclusão e da educação.

A SOS Cabedelo surgiu em 2009, na sequência do prolongamento do molhe do porto da Figueira da Foz, pela comunidade surfista local, preocupada com o impacte daquela obra. O seu trabalho destaca-se pela mobilização do conhecimento para a compreensão e leitura do território, sem distinção entre mar e terra. Forneceu elementos de referência na revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira, na inscrição de ondas específicas no Plano Estratégico Nacional do Turismo, e na concretização do Programa da Orla Costeira.

Bento Amaral é um dos líderes da HumanWinety, juntamente com Cláudio Martins

Como contribuir?

Participação no jantar de Supra Georgiano e no Leilão Solidário, o valor do jantar inicia em cem euros e vai até onde cada um desejar, é uma primeira contribuição solidária. Lugares limitados, reserva obrigatória (leilao@simplesmentevinho.pt).

Menu de degustação Supra, 11 vinhos da Geórgia, ensemble Shvidkatsa e Leilão Solidário: € 100/pessoa (ou valor solidário superior), pagamento antecipado.

Arrematar um ou vários dos fantásticos lotes do Leilão, é outra forma de dizer presente como cidadão empenhado.

Adquirir o catálogo do Leilão, com a chancela de José Albergaria, designer Portugueses de referência, e de autoria igualmente solidária, é outra forma.

Há também a possibilidade de contribuir de forma remota, participando no Leilão através do envio de propostas de compra por email e/ou registo de interesse em determinados lotes para licitar por telefone no próprio dia. www.leilaosolidario.com

A revista Paixão Pelo Vinho provou e classificou, em 2019, mais de mil vinhos em prova cega. Os vinhos e espumantes que se destacaram pelas sedutoras características sensoriais, foram oficialmente premiados, recebendo as distinções “Paixão Pelo Vinho Prestígio”, Paixão Pelo Vinho Excelência” e “Paixão Pelo Vinho Escolha”. O evento realizou-se no passado dia 7 de março e foi partilhado pelos leitores e apreciadores de vinhos, que puderam participar, aplaudir, provar, aprender e brindar! 

O ponto alto de todas as publicações especializadas é sempre o dia em que se festeja o setor, que recebe todas as atenções durante o ano, e se entregam os prémios aos melhores. Assim aconteceu, também, com a revista Paixão Pelo Vinho que, no passado dia 7 de março, juntou produtores e enólogos, para entregar os prémios aos melhores vinhos e espumantes, provados no decorrer de 2019, e celebrar numa festa vínica, que juntou mais de 1200 apreciadores de vinhos, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa. 

O evento contou com a presença de uma seleção de premiados, que estiveram a dar a conhecer os seus vinhos, incluindo alguns convidados como Raríssimo By Osvaldo Amado, Quinta do Gradil e Enoport Wines, que aproveitaram a altura para fazer uma apresentação dos seus novos vinhos. Outro ponto alto do evento foi o ciclo de “Conversas com os Enólogos”, num espaço que esteve sempre esgotado e proporcionou a prova comentada de vinhos especiais, apresentados pelos seus enólogos.Foram provados e avaliados mais de mil vinhos, espumantes e aguardentes vínicas no decorrer de 2019. Destes, um total de 68 foram premiados, com maior destaque para a região do Douro, que arrecadou 28 distinções. 

A festa vínica juntou mais de 1200 apreciadores de vinhos, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa.
PAIXÃO PELO VINHO PRESTÍGIO

O prémio Paixão Pelo Vinho “Prestígio”, coube a oito produtores. Entre eles, três vinhos tintos, todos DOC Douro: Costa Boal Homenagem Douro tinto Grande Reserva 2011, da Costa Boal Family Estates; Quinta da Manoella Vinhas Velhas tinto 2016, da Wine & Soul; e Quinta da Oliveirinha Vinha Franca tinto (Touriga Franca) 2013, produzido pela família Alves de Sousa. 

Apenas um vinho branco ganhou “Prestígio”, foi o Terrantez do Pico, com Indicação Geográfica Açores, da colheita de 2018, produzido pela Azores Wine Company. 

Os Vinhos do Porto Vintage 2017 também estiveram em destaque, arrecadando quatro destes prémios mais altos: Portal, da Quinta do Portal; Croft Quinta da Roeda Serikos e Taylor’s Vargellas Vinha Velha, ambos produzidos por Quinta & Vineyard Bottlers – Vinhos; e Quinta das Lamelas, de José António da Fonseca Augusto Guedes.

PAIXÃO PELO VINHO EXCELÊNCIA

A “Excelência”, prémio equivalente às habituais medalhas de ouro, foi entregue a 44 produtores. O Douro destacou-se e veio de lá o único Moscatel premiado – Adega de Favaios Moscatel 1989. A casta Touriga Nacional esteve presente em muitos dos vinhos premiados, como o Quinta da Gricha Talhão 8 tinto 2016, da Churchill Graham. A Quinta do Noval conquistou dois prémios, com os Quinta do Noval tinto Reserva 2016 e Porto Vintage 2017. Também a Quinta da Barca foi distinguida com “Excelência” para os Busto branco Grande Escolha 2017 e tinto Grande Escolha 2016. O Secretum Arinto 2018 e, do mesmo produtor, o Lua Cheia em Vinhas Velhas tinto de Vinhas Velhas Reserva Especial 2016 também foram distinguidos com ouro. Márcio Lopes Winemaker recebeu dois prémios, um para o vinho Proibido DOC Douro tinto de Vinhas Velhas Grande Reserva 2017 e para o Pequenos Rebentos Edição Especial Vinhas Velhas branco (Loureiro) Reserva 2018, DOC Vinho Verde. A casta Alvarinho foi premiada em duas interpretações: Dom Ponciano espumante Bruto Natural 2013 e Soalheiro Primeiras Vinhas 2018. 

A Bairrada destacou-se, com dois prémios para a Adega de Cantanhede: Marquês de Marialva Edição Especial 65 Anos, tinto Garrafeira 2001, da casta Baga; e Marquês de Marialva tinto de Vinhas Velhas Grande Reserva 2013. A região Tejo ficou bem representada, entre outros, pelos vinhos Desalmado tinto 2013 e pelo Bridão Private Collection tinto 2016, ambos da Adega do Cartaxo. 

O Scala Coeli tinto 2015, produzido pela Fundação Eugénio de Almeida; o Monte da Capela 18 Anos tinto Grande Reserva 2016, da Casa Clara; e Mamoré de Borba tinto Grande Reserva 2015, da Sovibor, são bons exemplos de vinhos imperdíveis nascidos no Alentejo. 

A ilha do Pico também brilhou com o Vinha Centenária branco 2017, as Azores Wine Company. Estes são apenas alguns exemplos, entre os melhores vinhos, premiados com Excelência.

PAIXÃO PELO VINHO ESCOLHA

Os prémios “Escolha” valorizam as melhores relações qualidade-preço, foram distinguidos 16 vinhos, como Castelo D’Arez Colheita Selecionada tinto 2016 e branco 2017, da Sociedade Agrícola da Arcebispa, e os Camolas Selection branco Reserva 2018 e tinto Reserva 2017, produzidos pela Adega Camolas, todos da Península de Setúbal, região que se destacou. A lista completa com todos os premiados, pode ser consultada na próxima edição da revista Paixão Pelo Vinho, nas bancas no final de março. Pode consultar todos os premiados na página seguinte.

Foram provados e avaliados mais de mil vinhos, espumantes e aguardentes vínicas no decorrer de 2019. Destes, um total de 68 foram premiados, com maior destaque para a região do Douro, que arrecadou 28 distinções. 
QUALIDADE E VALOR

Para Maria Helena Duarte, fundadora e diretora da revista Paixão Pelo Vinho, “é fundamental reconhecer a qualidade, já que os prémios para além de valorizarem os vinhos e exponenciarem a sua procura nos mercados, interno e externo, dinamizando a economia, também ajudam os apreciadores a escolher os vinhos certos para cada ocasião”. Já João Pereira Santos, diretor adjunto da publicação, destaca que “a qualidade dos vinhos portugueses está cada vez melhor, posicionando-os entre os melhores do mundo!”.

Com tantos e tão bons vinhos, não vão faltar razões para juntar família e amigos em jantares especiais, convívios, boas conversas e grandes brindes! Pode sempre ir acompanhando a seleção de vinhos através do nosso novo website: www.revistapaixaopelovinho.com.



> texto PPV > fotografia Ernesto Fonseca e Sérgio Sacoto
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now