As vinhas da família Symington foram “assaltadas” pela malandrice. Bom Malandro é o nome do novo vinho da Symington Family Estates, que convida a esquecer a correria, os prazos, os objetivos, as chamadas e os algoritmos do quotidiano, para apreciar e aproveitar o melhor da vida, com a dose certa de irreverência. Estar à mesa, estar com os amigos, conversar, brincar, provocar e, claro, comer e beber – ser, no fundo, um “bom malandro”. O vinho DOC Douro Tinto e Branco estará disponível, num primeiro momento, nos canais de hotelaria e restauração, e em lojas especializadas, com um P.V.P. recomendado de oito euros.
O projeto foi pensado e desenvolvido “ao contrário”, partindo, como se de um filme ou de uma série se tratasse, das personagens. O esquilo do Douro, oriundo de uma terra de bons banquetes e de bons malandros, é o protagonista desta história, o líder da pandilha e do covil, onde também vivem a Gralha Gatuna, o Javali Já-comia, Raposa Canhota, as Lontras Dengosas e os Irmãos Picanço, uma dupla de ouriços-cacheiros. As personagens são, precisamente, as estrelas do rótulo das garrafas, uma criação do ilustrador Luís Mendo.
Frescos, jovens, equilibrados, impactantes
Diz-se que malandro que é “bom malandro” sabe de vinho. E o esquilo Bom Malandro sabe escolher uvas e sabe provar. A Symington propõe dois vinhos frescos e jovens, ideais para regar boas mesas e acompanhar boas conversas. Os vinhos Bom Malandro são lotes tradicionais, produzidos a partir de uvas das castas nobres do Douro, oriundas de vinhas situadas principalmente na região de Cima Corgo. As uvas são provenientes de vinhas de cota elevada, o que permite um perfil de frescura e equilíbrio, com carácter aromático e frutado.
O Bom Malandro DOC Douro Tinto 2021 caracteriza-se pelos aromas de frutos vermelhos, onde se destacam notas de cereja e morango que, combinadas com uma componente floral, são o segredo de um tinto encorpado e aveludado que desvenda na boca sabores ameixa preta, com uma leve, mas irreverente, sugestão de pimento. Já o Bom Malandro DOC Douro Branco, da colheita de 2022, destaca-se por uma intensidade que está a par de qualquer “bom malandro”. Ananás, manga, um toque de ameixa e notas subtis de baunilha – é a combinação de aromas que cria um vinho único e fresco. Os sabores crocantes de ameixa e alperce, aliados à acidez das castas brancas, garantem o equilíbrio do conjunto.
Rupert Symington, CEO da Symington Family Estates, não esconde a satisfação com o lançamento deste novo vinho: “Estamos muito felizes por finalmente apresentar o nosso Bom Malandro, o nosso novo projeto na área dos vinhos tranquilos. São vinhos de uma qualidade que supera todas as expectativas e a um posicionamento acessível, e temos a certeza de que vão marcar a memória de quem os vai provar”. Sobre a importância da história para a construção do projeto, acrescenta: “Acreditamos que o nosso protagonista, o Bom Malandro – inspirado nos esquivos esquilos do Douro permitir-nos-á chegar a um novo público com um conceito brincalhão. Afinal, de bom malandro temos todos um pouco”.
Fotografias de WonderWhy