O mais recente vinho do produtor é um monocasta, tinto: Alicante Bouschet.
Foi recentemente apresentado em Lisboa o mais recente vinho da Adega do Montado: o Monte das Bagas de Ouro – Alicante Bouschet de 2019.
Um vinho que tem a assinatura do enólogo Nelson Rolo e que foi criado a pensar na essência da sofisticação: “A partir da grandiosa casta Alicante Bouschet, proveniente de um pequeno talhão, selecionámos as melhores uvas, os melhores cachos, vindimados de madrugada, à mão”.
Nelson Rolo explicou como se desenrolou todo este processo: “a fermentação decorreu em pequenos lagares, e o estágio deste lote realizou-se em barricas novas de carvalho francês.” Um processo que leva o enólogo a afirmar que o Superior Tinto Monte das Bagas de Ouro “resulta num lote Superior, opulento, com muita elegância e equilíbrio!”
Na mesma linha Carlos Santos, administrador da empresa, considerou que “este Superior revela um sabor rico e complexo. A casta é uma das minhas preferidas e a decisão de a plantar no nosso Monte, em Serpa, resultou neste vinho encorpado, com taninos macios e aveludados que conferem estrutura e elegância, tornando-o bastante versátil para acompanhar com diferentes pratos”.
Medalha de Ouro antes do lançamento oficial
Antes de ser apresentado ao mercado o vinho foi submetido ao concurso Mundus Vini, na Alemanha, no início deste ano. concurso em que ganhou uma medalha de Ouro entre centenas de outros tintos que também concorreram.
Segundo a Adega do Montado este é um vinho para ser apreciado jovem, mas que tem a capacidade de envelhecer com graciosidade, desenvolvendo complexidade e refinamento ao longo do tempo.