No verão, quando o calor surge, e as noites são compridas e afáveis, surgem as ocasiões ideais para juntas os amigos e os familiares para partilhar e fruir de garrafas com o formato adequado para as festas, as Magnum. Nestas férias leve as garrafas Magnum para a sua mesa: perfeitas para partilhar, vai ser uma experiência que todos vão adorar!
As garrafas Magnum estão ligadas a momentos emocionantes e alegres. Sempre que se ouve a abertura da rolha de uma destas garrafas, cria-se um grande impacto psicológico. O seu tamanho imponente e presença marcante na mesa da festa elevam a experiência a um outro patamar. A expectativa dos comensais cresce exponencialmente, pois todos esperam beber um vinho notável. Estas garrafas têm uma capacidade de 1,5 litros, ou seja, o dobro de uma garrafa normal. Por isso, têm a dimensão ideal para as festividades que juntam muita gente. Assim, nos convívios com mais de 8 a 10 pessoas este é o volume ideal para que todos os convivas possam partilhar o mesmo vinho.
No passado só os vinhos premium e super premium eram engarrafados neste formato e, em particular, os tintos. Neste momento o acesso às garrafas Magnum está mais popularizado, havendo vinhos de todos os segmentos de preços e generalizando-se o seu uso aos brancos, rosés e espumantes, embora os tintos continuem a predominar. No entanto, se quiser impressionar os seus convidados pode abrir uma Double Magnum (3 litros), uma Jeroboam (4,5 litros), uma Imperial (6 litros), uma Salmanazar (9 litros), uma Baltazar (12 litros) ou uma Nabucodonosor (15 litros).
AS VANTAGENS DAS GARRAFAS MAGNUM
As garrafas de vinho com formatos maiores têm várias vantagens. Permitem que todos bebam o mesmo vinho, aproximando as pessoas, criando assim momentos inesquecíveis. Concomitantemente evita-se a necessidade de abrir várias garrafas, facilitando o serviço.
Os estudos apontam no sentido de os vinhos evoluírem melhor nas garrafas maiores. A relação entre a quantidade de líquido e o tamanho da garrafa influencia o processo de envelhecimento e a evolução do vinho. Nas garrafas Magnum o maior volume de líquido reduz a relação superfície/volume do vinho dentro da garrafa, existindo também menor oxigénio no gargalo da garrafa face ao volume de vinho, contribuindo para uma oxidação mais lenta. Nestas garrafas existe ainda uma menor variação de temperatura e luz, ajudando a preservar melhor a qualidade do vinho ao longo do tempo, tornando a sua evolução mais harmoniosa, gradual, equilibrada e lenta ao longo de vários anos. Em contraponto, o envelhecimento das garrafas mais pequenas é mais rápido e desequilibrado.
No que diz respeito à sustentabilidade, as garrafas de vinho Magnum oferecem algumas vantagens significativas. Ao escolher garrafas de vinho Magnum em vez de várias garrafas menores, está a contribuir para uma abordagem mais sustentável, uma vez que é utilizado menos vidro face ao volume de vinho, reduzindo assim a pegada ecológica e o impacto ambiental.
As garrafas de vinho Magnum são ainda mais suscetíveis de serem recicláveis, podendo também ser utilizadas para vários efeitos decorativos.
Em suma, nos convívios de verão as garrafas de vinho Magnum são uma escolha vantajosa, proporcionam momentos de descontração e união entre amigos e familiares, contribuindo ao mesmo tempo para a sustentabilidade e para a redução do desperdício e da pegada de carbono.
FESTA QUE É FESTA TEM VARIEDADE
Neste tipo de festas e reuniões familiares aparecem pessoas com gostos e percursos diversos, pelo que deverá haver uma gama muito diversificada de bebidas e vinhos ao dispor dos convivas para que todos se sintam incluídos e bem acolhidos. Ofereça uma seleção diversificada de vinhos para agradar a diferentes gostos. Pode incluir vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes. Outra bebida que pode estar presente é a sangria. Poderá fazer uma sangria branca, tinta ou de espumante. Utilize vinhos de boa qualidade, frutos vermelhos, maçãs, uvas, um pouco de Vinho do Porto, gelo, gasosa e uma erva aromática: manjericão na sangria branca e de espumante e hortelã na sangria tinta. Se tiver convidados que preferem bebidas não alcoólicas, certifique-se de ter alternativas como sumos e águas aromatizadas.
Como é uma festa de verão, é essencial manter os vinhos na temperatura certa. Tenha vários frapés e baldes de gelo disponíveis. Para os frapés dos tintos coloque mais água e menos gelo e para os dos brancos e rosés coloque a mesma quantidade de água e gelo. Já os baldes dos espumantes deverão ter mais gelo que água para que a sua temperatura esteja mais baixa. Depois há que ter em atenção a complexa logística para ir acrescentando gelo e bebidas aos frapés, pois a festa será tendencialmente longa. Deverá ainda ter copos adequados para que todos possam desfrutar plenamente das características dos vinhos.
Para a harmonização dos vinhos com os alimentos lembre-se de diversificar a oferta. Os espumantes e os rosés poderão surgir no início da festa com as entradas e o marisco, e os brancos com peixes e saladas leves. Já os tintos poderão acompanhar as carnes grelhadas e os generosos as sobremesas.
Para animar a festa poderá organizar alguns jogos ou atividades relacionadas com o vinho. Por exemplo, uma prova de vinhos às cegas, onde os convidados tentam descrever as características do vinho, ou até mesmo adivinhar a casta ou a região do mesmo.
Texto: Manuel Baiôa | Fotografias: Shutterstock | revista Paixão Pelo Vinho edição n.º 90