A Oficina do Livro edita na próxima terça-feira, 12 de setembro, “As 100 Melhores Tascas de Portugal”, dos jornalistas António Catarino e Rui Cardoso, que conhecem o país como poucos portugueses, conforme têm demonstrado ao longo dos últimos anos aos microfones da TSF e nas páginas do Expresso.
“O que une os autores deste livro são muitos anos de jornalismo, largos milhares de quilómetros feitos por montes e vales, neste país tão pequeno, mas tão variado. Umas vezes à procura da notícia, da reportagem ou da entrevista, outras movidos pelo simples prazer de vagabundear estrada fora. Ao encontro de aldeias perdidas nas serras. Percorrendo muralhas que parecem saídas de episódios da ‘Guerra dos Tronos’. Descobrindo igrejas preciosas no meio de bosques encantados. Vendo o sol nascer na planície alentejana ou as águas do Caima lançarem-se no vazio do alto da serra da Freita.”
Este livro, “uma geografia da mastigação”, é absolutamente imprescindível para quem gosta de comer bem e barato, na melhor tradição caseira nacional, desde o Minho ao Algarve. A seleção dos restaurantes teve em conta os preços praticados, a tradição da casa, a cozinha caseira, elaborada com produtos locais frescos e de acordo com o receituário tradicional, favorecendo de algum modo a economia local e os pequenos produtores. Ou o índice de popularidade, enquanto atractor de clientela. Fator decisivo, um preço (máximo) a pagar por cabeça: até 20 euros.
Por isso, a designação tasca nada tem de depreciativo ou revela desprimor. Pelo contrário. Objetivo: elaborar um guia, simples e despretensioso, das melhores tascas de Portugal. Os restaurantes escolhidos foram organizados segundo uma grelha que inclui 13 regiões.
António Catarino (Cuba, Alentejo, 1955) iniciou a carreira de jornalista n’O Comércio do Porto e escreveu durante muitos anos no diário A Bola, bem como em praticamente todas as publicações portuguesas especializadas em automobilismo. Desde 1996 que colabora com a rádio TSF, onde assina o programa “À Mesa” e recomenda bons restaurantes por Portugal fora, dando frequentemente destaque a espaços modestos, autênticos e representativos da nossa gastronomia.
Rui Cardoso (Lisboa, 1953) foi jornalista do Diário Popular e do Expresso e diretor da revista Courrier Internacional. É presença habitual na SIC Notícias, analisando a atualidade internacional. De muitos anos a percorrer os caminhos de Portugal resultou um conhecimento alargado das paisagens, dos monumentos e da história das diferentes regiões, bem como da sua vertente gastronómica e dos seus restaurantes populares.